(Foto: Pexels/Divulgação)

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, encaminhou a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Mato Leitão. O retorno, conforme protocolos e calendário do Governo do Estado, está marcado para 13 de outubro, para os alunos dos níveis 5 e 6 da Educação Infantil na Emei Vó Olga e na Emef Santo Antônio de Pádua. A expectativa é de que aproximadamente 50 crianças retornem para as salas de aulas nesta primeira etapa.

A definição do calendário local ocorreu durante encontro dos integrantes do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E), formado pelo prefeito Carlos Alberto Bohn, secretária municipal de Educação Cultura e Desporto, Simone Eliana Ruppenthal Silberschlag, diretorias das escolas, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Saúde e Colégio Estadual Poncho Verde.

“É importante sempre destacar que esse retorno vai depender ainda da classificação das bandeiras do Distanciamento Social, elaborado todas as semanas pelo Governo Estadual”, salientou o prefeito. Bohn também reforçou que o retorno é uma opção de cada família, sendo que as aulas remotas terão continuidade para os alunos que ficarem em casa.

Todas as escolas estão se organizando para a volta das aulas presenciais, que acontecerá de forma gradual, seguindo todas as medidas de higiene e distanciamento social definidos nos protocolos sanitários. O roteiro do transporte escolar também está sendo adaptado, conforme resultado da pesquisa realizada com os pais sobre quantos alunos neste momento retornariam para as escolas. “Voltar com a rotina de convivência das crianças é muito importante. Todas as medidas estão sendo tomadas para o retorno das aulas no próximo dia 13″, ressaltou a secretária.

As escolas estão providenciando ainda um termo de responsabilidade dos pais para a retomada das aulas presenciais que estão suspensas desde 19 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. O término do ano letivo na rede municipal, com as aulas remotas e atividades desenvolvidas pelos alunos em casa, está marcado para 21 de janeiro do próximo ano.

Pesquisa com as famílias

A Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa junto às famílias dos níveis 5 e 6, considerando a idade obrigatória para iniciar o retorno na Educação Infantil. Na Emef Santo Antônio de Pádua, 55,1% dos pais manifestaram interesse no retorno das aulas de forma presencial, totalizando 22 crianças. Já na Emei Vó Olga 31,2% optaram pelo retorno, somando 24 crianças.

Calendários para o retorno das aulas

Escolas Vó Olga, Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua

  • 13/10: Educação Infantil para os níveis 5 e 6
  • 03/11: turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
  • 16/11: turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Término do ano letivo em 21 de janeiro 2021

Colégio Estadual Poncho Verde

  • 13/10: Ensino Médio (manhã e noite)
  • 28/10: Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) nos turnos manhã e tarde
  • 12/11: Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) no turno da tarde
  • Término do ano letivo em 8 de janeiro 2021

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome