Teatro sobre sustentabilidade é destaque na Fenachim

-

Dezenas de pessoas entre crianças e adultos assistiram a peça teatral Reciclamundo. O espetáculo, de aproximadamente uma hora de duração, estreou na 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) na sexta-feira, 13. A peça foi apresentada no Chimarródromo, no Parque do Chimarrão, local de fácil acesso para pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida, além de contar com uma intérprete de Libras durante o espetáculo. Venâncio Aies foi o primeiro, de um total de 50 municípios que irão receber a apresentação teatral, até o fim deste ano, nos três estados da região Sul do país.

O teatro contou com humor e linguagem jovem para abordar sobre consumo responsável, sustentabilidade e transformação de materiais. A intenção é dialogar com o público infantojuvenil, que está em processo de desenvolvimento e construção de conhecimentos.

A trama teve como vilão principal o plástico, pois conforme o relatório publicado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza) em 2019, 10 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos todos os anos. Se manter neste ritmo de poluição, até 2030, serão encontrados o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar por quilômetro quadrado.

O projeto, que está alinhado à estratégia de ESG de redução de impactos negativos no meio ambiente, tem suporte às comunidades da Alliance One e da China Brasil Tabacos, empresas com matriz em Venâncio Aires. “Com atenção especial para a contaminação das águas com o plástico, priorizamos a participação de jovens, trabalhando a conscientização e o consumo responsável, para preparar estas gerações do amanhã com foco em um mundo mais sustentável”, salienta a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz.

Professora Cássia Schwingel prestigiou o teatro acompanhada da filha Luiza Helena (Crédito: Marina Mayer)

A professora Cássia Schwingel, 38 anos, esteve acompanhada da filha Luiza Helena, 7 anos, e afirmou que o teatro trouxe uma temática atual. A professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich ainda destacou que o descarte correto do lixo é incentivado no educandário, desde os anos iniciais.

Saiba mais

Escrito e interpretado pela companhia de teatro Armazém, Cultura e Entretenimento, o projeto é elaborado pela d.marin, produtora cultural de Passo Fundo. Além da Alliance One da China Brasil Tabacos, conta com patrocínio da Unifertil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes