Turismo deve fomentar economia da região

-

O turismo é um segmento em constante crescimento, especialmente o turismo rural. Na microrregião, os municípios de General Câmara, Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Vale Verde organizam a rota turística Teuto-açoriana, para incentivar o turismo local em conjunto. Em Vale Verde, o prefeito Carlos Gustavo Schuch está incentivando as pessoas a criarem novos pontos turísticos e atrativos, para complementar a rota.

Atualmente, são quatro pontos turísticos: o Sítio Buraco Fundo, a Figueira Gigante, o Refúgio Montevale e o Balneário Monte Alegre. Mas o sítio não fará parte da rota. Outros pontos já estão sendo projetados – um deles será o Mirante no Cerro dos Cláudios. “Temos muito para explorar, queremos incentivar que os alambiques também façam parte como um atrativo”, analisa.

Uma área que o município visa expandir, conforme Schuch, é a de hospedagem. Hoje há algumas alternativas, mas apenas para um grupo pequeno de pessoas. “Se a rota tiver grande procura, fecharmos grupos, não temos locais para hospedar todos. Conseguimos lugar para umas 25 pessoas. Por isso, o ramo de hotel é um investimento que precisamos”, adianta.

MONTE ALEGRE

O famoso Jacuí é o ponto turístico mais procurado do município, especialmente no verão, pois tem a ‘prainha’. O gestor projeta criar um camping fechado no local, para deixar a orla do rio revitalizada. No momento, as pessoas acampam nesse espaço, porém o novo camping deve ser em outro terreno, para deixar a orla com novos atrativos, como praça de alimentação e área verde. “Temos o projeto da revitalização quase pronto, mas precisamos conseguir verba para fazer isso. Precisamos investir e deixar mais bonito”, destaca.

Para auxiliar a manter o Balneário Monte Alegre cuidado, hoje a Prefeitura disponibiliza um zelador durante o ano inteiro, diferente de quando era só no verão. “É importante para quando chegar a temporada de verão está tudo em ordem e bem cuidado”, completa o chefe do Executivo.

“O turismo local é bom para a economia e para pequenos comércios e artesãos, que vão vender lembranças e outras coisas que para nós são comuns, mas talvez para quem é de cidade grande, seja algo diferente.”

CARLOS GUSTAVO SCHUCH
Prefeito de Vale Verde

Eliana começa a dar os primeiros passos como uma bailarina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes