‘Venâncio na História’ conta com sugestões de alunos do município

-

A equipe da Folha do Mate e Rádio Terra FM visitou, nesta semana, três escolas de Venâncio Aires – uma municipal, estadual e outra da rede privada. A intenção dos encontros, realizados na segunda-feira, 28, e na quarta-feira, 30 de março, foi garantir uma aproximação com alunos da faixa etária entre 9 a 11 anos, e ouvir sugestões da ‘garotada’ para a construção do portal ‘Venâncio na História’.

O projeto tem o objetivo de reunir informações sobre a História e Geografia do município para que alunos – especialmente do 4º ano do Ensino Fundamental – façam uso do site em sala de aula.

Na segunda-feira, 28, a turma do 4º ano da escola Brígida do Nascimento, com a professora Karine Wessling, recebeu a equipe e participaram da pesquisa. “É importante poder buscar estas informações in loco, ter informações sobre a História e Geografia de Venâncio feitas por quem é daqui e levando em conta a preferência dos alunos. Isso enriquece a nossa educação”, observa a professora.

Escola Brígida foi a primeira a receber a equipe da Folha do Mate e Terra FM. (Fotos: Jonathan Freitas)

Já na quarta-feira, 30, a turma de 4º ano da escola José Duarte de Macedo, com a professora Elisa Regina Herrmann, participou do bate-papo. Elisa afirma que as escolas têm carência de materiais sobre o município, com linguagem adequada aos estudantes dos anos iniciais, principalmente nas turmas de 4º ano onde é enfatizada esta temática. “O projeto vem ao encontro para conseguirmos um material adaptado para atrair a atenção dos estudantes, de forma divertida, atraente e dinâmica.” Na rede privada, a escola que contribuiu com sugestões foi o turno oposto da turma do 4º ano do Colégio Gaspar Silveira Martins.

A segunda escola a auxiliar no projeto foi a José Duarte de Macedo.
Alunos do Colégio Gaspar Silveira Martins também compartilharam ideias.

Saiba mais

  1. O produto digital ainda está em fase inicial de construção e deve conter dados completos sobre a História e Geografia do município, em diversos formatos, como textos, atividades interativas, vídeos e áudios. O projeto ‘Venâncio na História’ terá apoio do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e de professores de Venâncio Aires.
  2. O portal integra o programa ‘Acelerando a Transformação Digital’, que selecionou projetos 25 redações do país, em fevereiro. O programa é desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e tem parceria do Meta Journalism Project (Meta é a empresa dona do Facebook) e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês).

Projeto ganha identidade visual

Além de ouvir alunos com ideias para o portal ‘Venâncio na História’, nesta semana foi lançada a identidade visual do projeto. Os primeiros a conhecerem a marca do projeto foram os alunos visitados nesta semana pela equipe da Folha do Mate e Terra FM.

O publicitário Rodrigo Kist foi o responsável pela arte. Como a proposta é ter o site voltado às crianças, o profissional explica que o desafio foi envolver o universo infantil no estilo cartoon e inspirado em games populares entre a turma jovem. “Para chegar à identidade visual, a escolha foi pelo uso de texto em caixa alta, a mais usada no início do aprendizado. Também foi incluída a lupa, tradicional ícone de pesquisa, que será o objetivo lançado às crianças para conhecimento da História e Geografia de Venâncio”, ressalta Kist.

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes