O Colégio Estadual Poncho Verde, novamente, foi destaque nos resultados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Poncho Verde, localizado no Centro, é a única escola estadual de Mato Leitão (Foto: Renê Ruppenthal/AI Prefeitura)

Por Cassiane Rodrigues e Taís Fortes

O Colégio Estadual Poncho Verde, novamente, foi destaque nos resultados referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com média 586,97 referentes às notas das provas do ano passado, a única instituição de ensino de Mato Leitão com oferta de Ensino Médio, garantiu a primeira colocação entre as escolas de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Além disso, o educandário também conquistou a décima posição no Rio Grande do Sul, no ranking das escolas estaduais.

Para o diretor do colégio Poncho Verde, Paulo Ricardo Heinen, esse resultado é motivo de muita felicidade e orgulho para a escola e para toda a comunidade da Cidade das Orquídeas. Para ele, o destaque não é fruto do trabalho feito apenas de um ano para o outro, mas sim de uma construção do conhecimento que acontece desde os anos iniciais e se intensifica no Ensino Médio. Ele também salienta o empenho coletivo como um fator que contribuiu. “Isso representa o bom trabalho que todos estão fazendo aqui na escola. É um trabalho que foi feito, está sendo feito e a ideia é melhor a cada ano”, destaca.

Heinen também observa que a equipe está sempre se empenhando para qualificar cada vez mais o colégio, por meio de obras ou outras melhorias. “Alguém pode pensar que obra não tem nada a ver com o pedagógico, mas que acredito que tem. A estrutura física e o ambiente escolar têm relação com o acolhimento. Uma escola bem cuidada colabora para que se tenha vontade de permanecer no local e estudar”, avalia o diretor. De acordo com o professor, a escola já fez contato com a turma de formandos do ano passado para agradecer o empenho e parabenizá-los pelo resultado.

Orgulho pela classificação do Poncho Verde

O responsável pela 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, salienta que é uma satisfação muito grande ter uma escola da região na décima colocação do ranking estadual. “É motivo de muito orgulho, a comunidade escolar está em festa e isso se deve a um comprometimento de toda a equipe da escola”, afirma.

A Escola Poncho Verde também ficou em primeiro lugar entre as escolas pertencentes à coordenadoria. Moura ressalta que a escola tem uma proposta educacional bem definida e coloca em prática com muito comprometimento no ensino. “É um trabalho que vem sendo feito há vários anos por muitas mãos. Com certeza é uma escola que tem como foco a aprendizagem do aluno e o resultado não seria diferente”, completa.

O coordenador também reforça que mais do que um esforço da equipe da escola, o empenho dos estudantes é essencial para a obtenção dos resultados. “Isso se deve muito também ao comprometimento dos alunos e famílias em não ficar só no ensino da escola, buscar mais e se dedicar. É uma escola de ensinar e aprender de verdade”, defende.

LEIA MAIS: Rede Estadual de Ensino do RS alcança primeiro lugar no ranking do Enem

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome