Grupo da Maturidade Ativa de Venâncio Aires participou do projeto ‘Artistando pela Cidade’ (Foto: Divulgação)

Passos dados por integrantes da Maturidade Ativa do Sesc, em 2019, tiveram um sentido diferente. Já que o grupo, coordenado por Deise Kern, participou da proposta ‘Artistando pela Cidade’, estabelecida no território gaúcho para todos os grupos de maturidade. Com um celular na mão, os integrantes caminharam por Venâncio Aires com a missão de pensar e refletir, em diferentes linguagens artísticas e abordagens, a Capital Nacional do Chimarrão.
A coordenadora explica que uma das diretrizes dos grupos de Maturidade Ativa é justamente incentivar o lado artístico e cultural do idoso. A partir dessa proposta foi possível mostrar a beleza da cidade de diferentes formas. Tudo aquilo que chama atenção aos olhos era fotografado por uma câmera de celular. Segundo Deise, aspectos relacionados à natureza foram os mais registrados pelo grupo. “Dentro disso, observamos também as estruturas de prédios e casas antigas do nosso município”, complementa.

As caminhadas ocorreram uma vez na semana, durante dois meses. Com as fotos ‘em mãos’, o grupo participou de um encontro de reflexão sobre as peças fotográficas. “Esse momento foi muito importante. Conseguimos fazer uma troca com aqueles que participaram da caminhada e aqueles que estiveram ausentes desse momento”, ressalta. Outro ponto que chamou atenção, conforme Deise, foi de que alguns integrantes não são naturais de Venâncio, mas adotaram a cidade. “Questionei essas pessoas sobre o motivo delas ficarem na cidade e muitos destacaram a hospitalidade do povo venâncio-airense”, acrescenta.
Muitas fotos fazem parte da proposta, no entanto, como o projeto ‘Artistando pela Cidade’ deveria ser apresentado em convenção, em novembro de 2019, foram selecionadas oito imagens em comum acordo. Os 68 integrantes foram divididos em cinco grupos, cada um escolheu uma foto das produzidas e foi responsável por fazer poemas, criar uma história ou até mesmo a encenação para descrever a imagem. No entanto, foi um acróstico que chamou a atenção. Construído com as palavras ‘Maturidade Ativa’ e ‘Venâncio Aires’, ele acabou sendo representativo para todos os membros do grupo. “É impressionante como os membros conseguiram se sentir nas palavras trazidas por esse acróstico”, enfatiza a coordenadora.

Registro feito por Isabel Maria Alles Schwingel
Registro feito por Ivone Gregóry

O VÍDEO

Um vídeo, produzido com auxílio de Willian Oliveira, do Guia Venâncio, englobou todos os participantes do Maturidade Ativa e ainda mostrou todo o trabalho feito, incluindo o acróstico e as fotos. Para representar ainda mais bairrismo, o hino de Venâncio Aires foi usado como trilha musical.

CATÁLOGO

Uma das fotos produzidas pelo ‘Artistando pela Cidade’ foi selecionada para integrar um catálogo com demais fotos dos grupos de Maturidade Ativa do Rio Grande do Sul. A foto tem nome ‘Admirando nossa cidade’, de Isabel Maria Alles Schwingel.

  • Como participar – Para participar do grupo da Maturidade Ativa do Sesc é necessário ter idade mínima de 50 anos. Caso a pessoa ainda não tenha cadastro junto à unidade, deve levar documentos para a inscrição. A ficha pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, com Deise Kern.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome