Foto: Taís Fortes/Folha do Mate

Era pouco depois das 13h30min quando os 15 representantes de grupos ou entidades de idosos de Venâncio Aires, tanto da cidade quanto do interior, adentraram ao Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores, acompanhados dos vereadores da Capital Nacional do Chimarrão, para dar início a sessão do Vereador da Melhor Idade. A atividade faz parte da segunda edição do projeto Vivências e é realizada em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado na terça-feira, 1º de outubro.

Antes da sessão ser aberta pelo vereador da melhor idade Eldo Stertz – representante do grupo Die Freuden Von, de Vila Santa Emília –, que ocupou o cargo de presidente, o prefeito Giovane Wickert fez uso da palavra e realizou a prestação de contas das demandas solicitadas na edição do projeto no ano passado que foram atendidas pelo poder público.
Em seguida, Stertz destacou que cada vereador da melhor idade teria cinco minutos para compartilhar os pedidos e demandas dos idosos e ressaltou que cada participante da iniciativa também era um representante do povo. “Queremos ser produtivos. Somos todos do partido dos direitos das pessoas idosas. O que é bom para o idoso, é bom para todos”, reforçou.

Participantes do projeto receberam certificados no fim da sessão (Foto: Fabiano Lenz/Divulgação)

Entre as solicitações feitas, estavam melhorias das estradas, em especial as do interior do município, presença de autoridades municipais e vereadores nas festas promovidas pelos grupos da melhor idade, manutenção da iluminação pública, desenvolvimento de políticas públicas e de lazer para os idosos e melhorias na segurança pública e no trânsito.

Antes do encerramento da sessão, o presidente do Legislativo de Venâncio Aires, Eduardo Kappel (PL) aproveitou o momento para ressaltar que a sessão do Vereador da Melhor Idade é uma homenagem aos idosos, principalmente pelo dia destinado a eles. “É uma oportunidade para chamar a atenção da comunidade venâncio-airense, como um todo, para que esse grupo seja valorizado, lembrado e comemorado por meio de ações”, salientou. No término da sessão, cada vereador da melhor idade recebeu um certificado pela participação no projeto.

ENCONTRÃO DOS IDOSOS 

Depois de aproximadamente quatro anos sem ser realizado, o Encontrão da Ativa Idade, ou como já está sendo chamado popularmente, o Encontrão dos Idosos, será retomado neste ano em Venâncio Aires. O evento está programado para o dia 12 de dezembro. O local onde a atividade será realizada ainda está sendo definido, mas ao que tudo indica será no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.

SOLICITAÇÕES 

  • Instalação de pracinha ao lado da academia ao ar livre em Linha Travessa;
  • Ampliação do Posto de Saúde de Vila Teresinha, com a construção de uma sala de vacinas;
  • Auxílio na reforma do ginásio em Vila Deodoro e melhoria na segurança do trânsito, com a instalação de um posto policial próximo da comunidade;
  • Cedência de uma ambulância quando forem realizadas festas da terceira idade;
  • Construção de um caminhódromo em direção ao bairro Santa Tecla;
  • Melhorias nas irregularidades das calçadas;
  • Instalação de uma academia ao ar livre em Linha 17 de Junho e no bairro Aviação;
  • Pavimentação de 1,5 quilômetro em Linha Marechal Floriano;
  • Cedência da Escola Marechal Floriano, que está desativada, para que as comunidades de Marechal Floriano e Linha Antão usem como necrotério;
  • Auxílio à comunidade do bairro Bela Vista;
  • Melhorias do passeio público e da Praça da Matriz;
  • Reavaliação sobre a colocação de contêineres nas esquinas;
  • Limpeza do arroio das Cobras, onde em dias de muita chuva causa alagamento em estrada de Vila Arlindo;
  • Recapeamento do trecho da VRS-816, entre o acesso Grão-Pará e a RSC-453, em Linha Travessa;
  • Construção de uma ciclovia e um caminhódromo nesse mesmo trecho;
  • Construção de uma rótula com a instalação de um monumento ao Colono Imigrante na VRS-816, com saída para Vila Santa Emília e Linha Travessa.

CONFIRA FOTOS DOS PARTICIPANTES 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome