(Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

De forma tímida e isolada, desde a segunda-feira, 16, a chuva voltou a aparecer em Venâncio Aires e região. Os volumes registrados não foram considerados expressivos. Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), nesta semana teremos a presença da instabilidade, sendo que o volume mais expressivo de chuva deve se concentrar nesta quarta-feira.

Entre hoje e amanhã, a chuva retorna a região. “Há risco da ocorrência de chuva forte, temporais localizados, acompanhados de rajadas de ventos e raios. Nesse evento teremos volumes significativos de chuva. As temperaturas devem aumentar gradativamente a partir de sexta-feira, mas nada comparado ao calorão da semana passada. Não teremos onda de calor atuando no estado”, informa o NIH.

A partir de sexta-feira o ar seco deve atuar no estado, mas segundo o NIH não é uma onda de calor. Serão dias típicos de outono, com manhãs e anoitecer mais amenos e durante a tarde as temperaturas sobem gradativamente. A partir de sábado, 21, o tempo fica limpo e até o fim de março, não há mais previsões de grandes volumes de chuva, sendo que, a situação volta a normalizar apenas em abril.

ESTIAGEM

Os volumes de chuva, conforme o NIH não foram considerados expressivos, sendo que a média do Vale do Taquari, para o mês de fevereiro é de 130mm e para o mês de março é de 110mm. “A precipitação ficou muito abaixo da média, sendo que a precipitação registrada foi menos da metade da esperada.” Conforme o instituto, foram registrados apenas 57,2 mm de 1 de fevereiro a 16 de março.

A tendência, segundo a previsão é que no outono a precipitação fique ligeiramente acima do esperado para a estação, embora os meses de outono apresentem os menores volumes do ano. Nesse final de março as chuvas ainda devem ser distribuídas de forma muito irregular, com poucos eventos e devem ficar abaixo do esperado para o mês. “Em abril a tendência é que o padrão do tempo comece a mudar e a expectativa é de chuvas distribuídas de forma mais regular, com chuva distribuída ao longo do mês e não concentradas em poucos dias, com volumes acima do normal. Para maio a tendência é de a chuva ficar em torno da normal”, afirma.

PREVISÃO

  1. Para hoje, o dia apresenta abundante nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer momento. Não se descarta o risco de chuva forte e temporais que podem vir acompanhados de raios e rajadas de vento. As temperaturas permanecem amenas, na maior parte do dia, a máxima deve ser de 27 graus. Se espera 20 milímetros de chuva.
  2. Quinta-feira: Nas primeiras horas, ainda pode ocorrer alguma chuva isolada. O dia apresenta períodos com muitas nuvens, mas no decorrer da tarde, o sol aparece. Ao amanhecer as temperaturas ficam amenas, mínima de 19 graus. Já a tarde, será bem agradável, com máxima de 28 graus. São esperados 2 milímetros de chuva.
  3. Sexta-feira: O ingresso de uma massa de ar seco sobre o Estado, permite a gradual melhora do tempo, com retorno do sol à região. As temperaturas seguem agradáveis na maior parte do período. A mínima será de 17 graus e a máxima de 29.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome