O percentual de biodiesel misturado ao diesel vendido ao consumidor final no Brasil pode chegar a 10% em 2020, se a Lei do Biodiesel for aprovada, de acordo com o deputado Márcio Macêdo. Até o fim de julho, segundo ele, o Congresso deve aprovar a medida provisória que eleva o percentual da mistura para 7% a partir de novembro deste ano.

Macêdo apresentou os dados durante 2ª Conferência Globe Internacional para Mudanças Climáticas, que reúne 265 parlamentares de 65 países na Cidade do México, e destacou as vantagens de um diesel mais limpo para o clima global.

Foto: Divulgação / InternetO biodiesel é um combustível biodegradável e renovável
O biodiesel é um combustível biodegradável e renovável

O deputado destaca que cada acréscimo de 1% de biodiesel equivale à capacidade de capitação de carbono da atmosfera de cerca de 7 milhões de árvores plantadas. Macêdo representa o Brasil no encontro ao lado dos senadores Vanessa Graziotin e Antônio Carlos Valadares.

O deputado também apresentou dados de avanços do Brasil no cumprimento das metas voluntárias de redução das emissões de dióxido de carbono ligadas à queda do desmatamento. Segundo Macêdo, o Brasil cumpriu 76,1% das metas para 2020, bem acima do estipulado que era de 38,9%.