Com informações de Governo RS.

O governador José Ivo Sartori obteve do presidente da República em exercício Michel Temer, nesta sexta-feira, 26, no Palácio do Planalto, a confirmação do envio da Força Nacional de Segurança, ainda neste fim de semana, ao Rio Grande do Sul. O efetivo que será direcionado para o estado estava atuando na Olimpíada. Será enviado um pelotão de cerca de 150 homens e 30 viaturas pelo tempo que for necessário. A confirmação foi feita pelo secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli. “Essa é uma primeira etapa. O auxílio terá continuidade”, afirmou Sartori, que pediu também um presídio federal.

Sartori viajou a Brasília para solicitar a presença da Força Nacional para a guarda externa de presídios com o objetivo de liberar brigadianos para o policiamento ostensivo. O governador solicitou também recursos para investimento em armamentos, viaturas, coletes balísticos e equipamentos de monitoramento para estancar a criminalidade.

Na audiência, o governador destacou que a extrema limitação financeira o obriga a buscar recursos para providências imediatas. “Apesar dos investimentos já feitos e do Plano de Segurança lançado como resultado de grande empenho, o quadro de pessoal é insuficiente para frear a atual situação”, argumentou Sartori, ao lembrar que recentemente foram chamados 752 policiais militares e 224 policiais civis aprovados em concurso.