Mais de mil produtores rurais do interior de Venâncio Aires devem receber, nos próximos dias, frascos de Protetor Solar. A ação integra o programa estadual “Saúde na Pele”, que vai contemplar 129 municípios gaúchos. Na Capital do Chimarrão, a distribuição de 4.043 frascos de protetores ocorrerá através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A ação foi debatida na presença do prefeito Airton Artus e do chefe do Executivo de Boqueirão do Leão, Luiz Augusto Schmidt, que também terá produtores contemplados.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Rio Grande do Sul possui a maior incidência de câncer maligno de pele do Brasil. Em 2012, foram registrados 199 óbitos por este tipo de câncer no Estado. Para tanto, a Secretaria da Saúde investiu R$ 2 milhões na aquisição de 300 mil bisnagas de bloqueador, com Fator de Proteção Solar 30, que serão distribuídos gratuitamente a cem mil trabalhadores rurais, da pesca e aquicultura do RS.

Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraPara participar do programa, o produtor rural precisa se cadastrar junto ao STR e estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa
Para participar do programa, o produtor rural precisa se cadastrar junto ao STR e estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa

Para participar do programa, o produtor rural precisa se cadastrar junto ao STR e estar com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa, ou seja, comprovadamente trabalhando na roça. Cada agricultor cadastrado deverá receber até três frascos do produto por ano. A distribuição será feita pela Secretaria Municipal da Saúde através das Unidades Básicas do interior. Conforme o secretário municipal Celso Artus, estão sendo estudadas ações educativas em parceria entre a Secretaria de Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para orientar os produtores. “Não será apenas distribuir o protetor, mas certificar-se de que o agricultor está efetivamente usando ele. O filtro solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias ensolarados. O uso é indicado mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos. é uma questão de hábito e deve ser aplicado diariamente no rosto, mãos, braços e todas as áreas expostas do corpo”, explica.

O prefeito Airton Artus elogiou o programa e destacou o câncer de pele como perigoso e muito comum entre os gaúchos. Artus lembrou que as pessoas de pele clara e cabelos loiros têm maior propensão a queimaduras. “A origem alemã é bastante prejudicada e precisa de cuidados especiais. Com os índices de radiação UV cada vez maiores, o programa chega em um momento muito importante”, considera.

Foto: Daiana Nervo / AI PrefeituraA secretária do STR, Sandra Wagner, acrescenta que a informação do Governo do Estado dá conta de que os primeiros frascos chegarão ao município no mês de março
A secretária do STR, Sandra Wagner, acrescenta que a informação do Governo do Estado dá conta de que os primeiros frascos chegarão ao município no mês de março

A secretária do STR, Sandra Wagner, acrescenta que a informação do Governo do Estado dá conta de que os primeiros frascos chegarão ao município no mês de março. Ela lembra que o cadastro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais deve ser renovado a cada quatro meses para retirada dos frascos. Os agricultores integrantes do programa terão acompanhamento de médico dermatologista.

Boqueirão do Leão – Durante o encontro em Venâncio Aires, o prefeito de Boqueirão do Leão confirmou 1.527 DAPs ativas no município e o recebimento de 1.527 frascos de protetor sol.