Com a homologação da lei nº 5.260, de 26 de março de 2013, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), por meio dos médicos veterinários Daniel Terra Leite e Alexandre Costa Doto, vem realizando os testes de tuberculose no gado leiteiro. A referida lei cria o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose dos Rebanhos Bovino e Bubalino do Município de Venâncio Aires.

Até o momento, os que solicitaram os testes são produtores de leite, que somam seis e o número de animais testados é de 40. Os produtores interessados em realizar os testes de forma voluntária, precisam apenas se dirigir à Secretaria Municipal de Agricultura e solicitá-los. Ali, eles receberão todas as orientações necessárias sobre o programa. O projeto se iniciou com o produtor Roberto Schwendler, morador de Linha Harmonia da Costa. Ele participou da feira de gado no município de Mato Leitão, realizada em março último e teve dois animais premiados na exposição. “Para a participação em feiras ou para a compra e venda, a legislação exige que sejam feitos os testes nos animais que vão participar”, afirma Terra Leite.

Entre os produtores que solicitaram os testes da tuberculose está Bruno Ehlert, morador de Linha Duvidosa. Ele realizou os testes em sete vacas que estão em lactação e afirma que os testes são muito importantes tanto para a sanidade animal quanto para a saúde humana. Ari Lenhardt, morador de Linha Cecília, também efetuou os testes em três vacas do seu plantel leiteiro que adquiriu há pouco tempo, pois as demais comprou com os testes já efetuados. “é importante a gente efetuar os testes para realmente ter a certeza de que os animais não estão infectados”, afirmou.

BRUCELOSE

A mesma lei prevê também a realização dos testes da brucelose. Terra Leite acentua que mesmo com a criação da lei, estes testes ainda não são realizados e a Secretaria de Agricultura está com as inscrições abertas.