Foto: Claudio Froemming / Folha do Mate1° lugar ficou a candidata Alcenira Thiesen com o pudim de feijão branco
1° lugar ficou a candidata Alcenira Thiesen com o pudim de feijão branco
Foto: Claudio Froemming / Folha do Mate2º lugar Francine de Moraes Lopes com a rapadura de cocão
2º lugar Francine de Moraes Lopes com a rapadura de cocão
Foto: Claudio Froemming / Folha do Mate3º lugar Eluana Lopes Konzen com o mamão verde em calda
3º lugar Eluana Lopes Konzen com o mamão verde em calda
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateGabriela Azambuja Gelsdorf - Cavalgada Farroupilha - doce: arroz doce com geleia de laranja
Gabriela Azambuja Gelsdorf – Cavalgada Farroupilha – doce: arroz doce com geleia de laranja
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateKátia Regina de Melo Dupont - Cavalgada de Integração - doce: creme de laranja com suspiro
Kátia Regina de Melo Dupont – Cavalgada de Integração – doce: creme de laranja com suspiro
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateTais Severo Baierle - CTG Gaudérios da Querência - doce: sonhos de Rio Pardo
Tais Severo Baierle – CTG Gaudérios da Querência – doce: sonhos de Rio Pardo
Foto: Claudio Froemming / Folha do MateTatiane Severo Baierle - EMEF Nossa Senhora da Saúde - doces: pudim de queijo e arroz de leite
Tatiane Severo Baierle – EMEF Nossa Senhora da Saúde – doces: pudim de queijo e arroz de leite

Na noite da segunda-feira, 17, fazendo parte das programações da XXIII Semana Farroupilha foi realizado o V concurso de sobremesas “Sabores do Sul”, que teve como local a sede do CTG Gaudérios da Querência em Passo da Mangueira. Sete concorrentes se inscreveram, sendo elas: Gabriela Azambuja Gelsdorf – Cavalgada Farroupilha – doce: arroz doce com geleia de laranja; Eluana Lopes Konzen- Sindicato dos Trabalhadores Rurais – doce: mamão verde em calda.

Kátia Regina de Melo Dupont – Cavalgada de Integração – doce: creme de laranja com suspiro; Tais Severo Baierle – CTG Gaudérios da Querência – doce: sonhos de Rio Pardo; Francine Moraes Lopes – CTG Gaudérios da Querência – doce: rapadura de cocão; Tatiane Severo Baierle – EMEF Nossa Senhora da Saúde – doces: pudim de queijo e arroz de leite; Alcenira Thiesen da Silva – Departamento de Assistência Social e CRAS – doces: pudim de erva mate e pudim de feijão branco.

Cinco jurados fizeram a avaliação e degustação das sobremesas das 18h às 19h. O resultado da competição gastronômica foi anunciado após a sessão da Câmara de Vereadores que foi realizada em paralelo ao evento, o qual acontece há muitos anos neste local na Semana Farroupilha, como forma de prestigiar a cultura gaúcha no município e de levar o Legislativo até o interior.

Três sobremesas foram premiadas levando em consideração ítens como sabor, aroma e autenticidade da receita, entre outros. Em 1° lugar ficou a candidata Alcenira Thiesen com o pudim de feijão branco. 2º lugar Francine de Moraes Lopes com a rapadura de cocão e em 3º Eluana Lopes Konzen com o mamão verde em calda.

A comissão avaliadora teve os seguintes representantes: Claudio Froemming – Folha do Mate; Litusa da Silveira Dias – acadêmica do curso de nutrição; Ana Betina – vice diretora cultural da 5° RT; Gleides do Amaral – chinoca da 5 ° RT e Angela Martin – avaliadora do quadro do MTG. O evento teve como objetivo valorizar e resgatar as receitas tradicionais do estado e foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com o CTG Gaudérios da Querência. Ao final do evento teve apresentações de danças gauchescas e de gaiteiros e cantores locais.