Alagamentos das ruas podem causar diversos transtornos aos pedestres e condutores de veículos (Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)

Há dias que todo mundo gosta de uma chuva e até pede por ela. No entanto, quando ela é torrencial, acaba alagando ruas e casas. Não é nem um pouco agradável ter dificuldade para se deslocar pela cidade ou ter vários móveis e outros objetos da residência estragados por conta dos alagamentos que ocorrem, muitas vezes, porque os bueiros não dão conta de escoar toda a água.

Dessa forma, para que situações como essas possam ser minimizadas, a Folha do Mate elencou, com ajuda das secretarias municipais de Meio Ambiente e Planejamento, Orçamento e Gestão, três dicas simples e importantes que podem ser colocadas em prática no intuito de evitar o entupimento de bueiros e, consequentemente, evitar os alagamentos. Os transtornos no trânsito e nas casas podem ser vários, mas cada cidadão pode fazer sua parte parta evitá-los.

ANOTE AÍ

1 – A destinação adequada de resíduos é o principal cuidado que se deve ter quando se trata de evitar ou minimizar a ocorrência de alagamentos. É fundamental que as pessoas armazenem o lixo doméstico em sacolas plásticas bem fechadas e as coloquem próximas ao horário da coleta.

2 – Não descartar resíduos de nenhum tipo – nem mesmo galhos de podas – próximos a bueiros, bocas de lobo, sangas ou arroios, é outra dica muito importante. Além da contaminação da água, o lixo causa o entupimento das canalizações, dificultando a passagem da água. Desta forma, o fluxo dela tende-se a se desviar formando pontos de alagamento em vias públicas e atingindo, inclusive, residências.

3 – O cumprimento do Plano Diretor, em relação as taxas de permeabilidade, deve ser cumprido completamente por quem está realizando alguma construção. Ainda sobre obras, as secretarias alertam para que os moradores tomem cuidado de não lavar os equipamentos utilizados em locais não apropriados, pois resíduos como areia, cimento, pó de brita e argamassa, por exemplo, causam entupimentos. E, para finalizar, lembre de sempre utilizar contêineres para recolher as sobras de materiais, por exemplo, provenientes de obras.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome