A  companhia processadora de tabaco Alliance One Brasil confirma apoio ao projeto Folha Cidadania. Realizado há sete anos pela empresa Folha do Mate, focaliza as suas ações em serviços sociais direcionados às comunidades de Venâncio Aires, na cidade, interior e municípios de abrangência do jornal. Caracteriza-se por ações de serviços gratuitos prestados aos moradores como exames de saúde, de visão, avaliações físicas, nutricionais, concurso de culinária, desfile de animais de estimação, entre outras atividades.

Neste ano, serão quatro bairros que recebem o projeto, e o município de Vale Verde. A primeira atividade será no dia 20 de abril, das 9h às 12h , no ginásio do bairro Gressler. A supervisora de comunicação e responsabilidade social da Alliance One, Deise Kanitz, diz que a parceria firmada para o projeto Folha Cidadania é uma valiosa oportunidade de estreitar ainda mais os laços com a comunidade de Venâncio Aires. “A parceria com a Folha do Mate, através do Folha Cidadania, é de grande relevância para a empresa. Dessa forma estaremos interagindo com as pessoas, conhecendo seus bairros, sua cidade e estaremos a divulgar nossas iniciativas institucionais”, complementa.

Deise aponta que esta parceria fará com que a Alliance One esteja presente em todos os eventos para reforçar a integração com os bairros, onde reside grande parte de seus colaboradores, como também no município de Vale Verde onde tem produtores integrados.

AçãO

No dia 20 de abril, a Alliance One vai divulgar no ginásio do Gressler o Programa Incluir, que visa incentivar os colaboradores da Alliance One Brasil a aceitarem as diferenças individuais e a valorizarem as habilidades de cada pessoa como um todo. O objetivo dessa prática social, conforme explica a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social é promover a diversidade na cultura organizacional através da capacitação das equipes de trabalho, com o suporte da área de Recursos Humanos e em parceria com entidades sociais. “A comunidade poderá conhecer um pouco mais a iniciativa e tirar dúvidas sobre o assunto”, diz. Nesta semana foi iniciado em Venâncio, dentro do Programa Incluir, o Curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PcDÂ’s),  que visa capacitar 44 pessoas ao mercado de trabalho.

Além do Programa Incluir, a  Alliance One Brasil, que tem sede em Venâncio Aires e está presente em mais de 400 municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, promove e apoia projetos sociais focados na geração de trabalho e renda; educação ambiental e na prevenção e combate ao trabalho de crianças e adolescentes.

RESPONSABILIDADE

A Alliance sustenta projetos voltados para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo, conforme relata a supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Deise Kanitz. Uma das iniciativas é o Projeto Renovar em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, coordenado pelo Comitê de Combate à Fome e à Miséria e pela Vida. A iniciativa conta hoje com o apoio do Lehma Atacado, da Associação Comunitária de Habitação Popular Sete de Setembro, do Centro Promocional João XXIII e da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Paróquia São Sebastião Mártir.

Outra iniciativa é o Baú das Artes, que reúne em um móvel colorido jogos, fantasias, livros, fantoches e material esportivo destinado para escolas. Em Venâncio Aires, foi beneficiada a Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova.

Uma prática desenvolvida de forma sistemática pela Alliance One Brasil é o Programa de Voluntariado Corporativo Abraço Solidário, que tem a finalidade de ampliar a inter-relação entre a empresa e as comunidades. Na linha da inclusão digital, Deise explica que são várias as escolas e entidades de cunho social que recebem equipamentos de informática. Segundo a  Supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One no ano de 2012, foram doados 46 equipamentos envolvendo as regiões de abrangência da indústria. Em Venâncio Aires, por exemplo, foram contemplados a Associação dos Amigos da Brigada Militar; a Associação Comunitária de Habitação Popular 7 de Setembro; a Prefeitura e a Organização Não Governamental João XXIII.

Além dos projetos, a empresa também apoia diversas entidades assistenciais no município como Hospital São Sebastião Mártir, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Organização Não Governamental Parceiros da Esperança (Paresp) e a Casa de Passagem, entre outras.