Centro Administrativo da empresa em Venâncio Aires está localizada na Coronel Agra. O parque industrial está localizada na rua Emílio Selbach. (Foto: Alliance One/Divulgação)

A Alliance One Brasil, empresa com matriz em Venâncio Aires, recebeu, nesta semana, a confirmação de que será certificada pela ISO 45001, norma internacional de gestão de saúde e segurança ocupacional. A auditoria foi conduzida em julho e, agora a empresa está entre as primeiras do país a alcançar a chancela, recomendada pela DNV GL – líder global de certificação de sistemas de gestão acreditados.

A conquista é um marco relevante para a companhia, que também é certificada através das ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente). “Essa distinção reforça a importância das ações de nosso sistema de gestão e ratifica o compromisso com a segurança e saúde de nossos trabalhadores”, salienta o engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa, Cristiano da Silva.

O escopo da auditoria englobou as unidades industriais em Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC), que realizam as atividades de administração da produção, compra de tabaco, processamento, estocagem e venda; de Rio Azul (PR) e de Canoinhas (SC), que realizam as atividades de administração da produção e compra de tabaco cru; além do Centro Administrativo, também em Venâncio Aires. Ao todo, a Alliance One Brasil gera cerca de 3 mil empregos diretos durante o período de safra.

Desenvolvida para substituir a OHSAS 18001, a ISO 45001 visa à melhoria do desempenho das organizações, a fim de garantir o gerenciamento dos riscos, perigos e oportunidades, com foco na redução de acidentes e doenças do trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que mais de 2 milhões de pessoas morrem anualmente destas causas. Segundo a própria norma, uma empresa é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome