Alliance One e China Brasil Tabacos: representatividade econômica e social

-

A Alliance One e China Brasil Tabacos (CBT) se destacam pelo papel que desempenham em Venâncio Aires, seja pela representatividade na economia, na geração de empregos ou na responsabilidade social e ambiental. As empresas são as duas maiores de Venâncio Aires por Valor Adicionado Fiscal (VAF) e faturamento, conforme dados mais recentes, de 2019, sendo responsáveis por mais de 34% do VAF.

O Brasil é líder do ranking global de exportações de tabaco há 28 anos e as empresas buscam contribuir para a manutenção dessa posição. Para isso, entre os principais objetivos estão a viabilidade econômica para o produtor, o fornecimento de soluções para os mais variados desafios da agricultura, a promoção de ambientes de trabalho seguro para os envolvidos na produção e a minimização dos impactos ambientais negativos.

Várias ações marcaram os 16 anos da Alliance One, como a instalação do Polo Logístico em Venâncio Aires, em 2011, e a inauguração da unidade de beneficiamento de tabaco em Araranguá, Santa Catarina, no mesmo ano. A empresa tem filiais nos municípios catarinenses de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho, desde 2016.

Em 2017, foi criada a holding Pyxus. Com a inclusão de novas culturas agrícolas, a companhia gerencia serviços de suas subsidiárias, entre elas a Alliance One, que representa os negócios com tabaco do grupo em todo o mundo.

Em 2020, o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão, em Passo do Sobrado, recebeu investimento de cerca de R$ 2 milhões. A mudança consolidou a operação brasileira como referência mundial do grupo Alliance One em pesquisas agrícolas, desenvolvimento de técnicas de produção, melhoramento de plantas e produção de sementes.

Já em 2021, uma parceria com a Bayer CropScience foi estabelecida para fornecer sementes de milho de qualidade e suporte agronômico aos produtores de tabaco integrados à Alliance One Brasil. Por meio da iniciativa, a empresa auxilia os produtores a diversificar suas fontes de renda.

MEIO AMBIENTE
Alinhadas a estratégias de sustentabilidade, baseadas no conceito de ESG – Ambiental, Social e Governança – as empresas visam preservar o meio ambiente e os recursos naturais através de uma atuação responsável na mitigação dos impactos ambientais, com iniciativas para otimizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, prevenindo a poluição e racionalizando o uso da água e da energia elétrica.

Na Alliance One, a certificação ISO 14001, os programas de sustentabilidade, Certificação de Energia Renovável e a Certificação ISO 14064, que atestam a responsabilidade e verificação de gases do efeito estufa – reconhecem o alinhamento às mais exigentes práticas sustentáveis. Outro exemplo é uma auditoria realizada pela PWC em 2020, que apontou que 100% da lenha utilizada pelos produtores integrados na cura do tabaco é sustentável e rastreável, oriunda de reflorestamentos próprios de eucalipto ou da compra de lenha de origem comprovada.

China Brasil Tabacos completa 10 anos
A China Brasil Tabacos é a primeira joint-venture chinesa na área de tabaco em folha fora do território chinês. Fundada em 2011, é resultado de uma parceria da Alliance One com a China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB). Toda a estrutura de compra e armazenagem de taba­co da empresa, além das áreas administrativas, estão sediadas em Venâncio Aires.
A CBT é a maior exportadora de tabaco do Brasil para o gigante asiático. Na safra 2021, a empresa ampliou suas áreas de produção, chegando a 116 municípios atendidos. Para recepcionar os agricultores com ainda mais conforto, investiu em uma nova Casa do Produtor. No local, que fornece acesso coberto ao prédio da comercialização, os produtores aguardam seus horários para a venda.

Ações de responsabilidade social
• Projeto Renovar. Desenvolvido de 2010 a 2016, no bairro Battisti e Loteamento Novo Horizonte, promoveu atividades de capacitação profissional, integração,cursos, oficinas e palestras educativas. Em seis anos, beneficiou 651 pessoas direta e indiretamente.
• O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) foi beneficiado pelas empresas de 2015 a 2020 com o aporte de R$ 361.046,16, destinados ao Museu, pela Lei de Incentivo à Cultura.
• Doação de acervos literários a escolas públicas, por meio do programa Abre Aspas. Em Venâncio Aires, 14 instituições de ensino já foram beneficiadas desde 2016. Estima-se que 1,5 mil alunos tiveram acesso aos 1,9 mil livros doados.
• Em 13 anos, os integrantes do Abraço Solidário, que são empregados das empresas, já promoveram mais de 30 mil horas de trabalho voluntário, beneficiando milhares de pessoas.
• Com aporte de valores e equipamentos, o Hospital São Sebastião Mártir e ONGs, como a Paresp, a Apae e a Casa de Acolhimento já foram beneficiados em diversas oportunidades.

Opinião

Qual a importância de participar do projeto Gente & Negócios?
“Através da divulgação de cases de sucesso, a Folha do Mate incentiva a execução de projetos, além da formação de novas lideranças e empreendimentos. Com informação e credibilidade, o Gente & Negócios fortalece e dá evidência às boas iniciativas do município, fomentando o desenvolvimento de profissionais, empresas e demais instituições. Alliance One e China Brasil Tabacos sentem-se honradas por fazer parte desta iniciativa e também pelas demais parcerias promovidas junto ao grupo.”
Assessoria de Comunicação da Alliance One e China Brasil Tabacos

Leia mais: 

Indústria 4.0 é o tema do painel Gente & Negócios agendado para o dia 28

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes