Depois da agenda em Venâncio Aires – que deve se estender até o final da manhã desta quarta-feira -, Blairo Maggi, Sartori e o restante da comitiva serão recebidos na Souza Cruz, em Santa Cruz do Sul. Lá terão encontro com o trio de soberanas da 32ª Oktoberfest e Feirasul, oportunidade em que serão oficialmente convidados para o evento. Uma bandinha ficará responsável pelas músicas alemãs e os bonecos Fritz e Frida animarão o momento. Representantes da Afubra também entregarão o convite para a Expoagro. Em seguida, a comitiva terá almoço em espaço restrito, sem presença da imprensa.

Por volta das 13h está prevista a visita à unidade de beneficiamento da Souza Cruz, agenda também restrita à comitiva oficial do ministro e que será guiada por técnicos da empresa. Acompanhados pela diretoria da Souza Cruz, explanarão sobre o funcionamento da empresa, histórico, atividade, produção e número de profissionais envolvidos. Inicialmente será apresentado o processo de destala do fumo e, em seguida, o beneficiamento, encerrando a visita pelo controle de qualidade.

Na fábrica da Philip Morris – visita da qual poderão participar somente o ministro e os membros da comitiva oficial – será conhecido todo o processo e a tecnologia empregados na fabricação de cigarros, desde a chegada da matéria bruta na indústria até o produto final, embalado e pronto para comercialização.

COLETIVAA estimativa é de que cerca de 60 profissionais de imprensa participem da coletiva com o ministro Blairo Maggi, que será realizada na Sala Malboro, da empresa Philip Morris, a partir das 15h. As autoridades que compõem a comitiva oficial também estarão presentes. O ministro da Agricultura fará uma avaliação das atividades do dia, para em seguida o espaço ser aberto às perguntas dos jornalistas.