Altos da Aviação: um ‘lar’ que busca cultivar respeito

-

O Condomínio Altos da Aviação, no bairro Aviação, é lar para aproximadamente 600 pessoas, divididas em 224 apartamentos distribuídos em 14 blocos. Entre eles está o casal João Ivo e Loiva Kroth, 70 e 66 anos. Ao abrirem a porta do apartamento para a reportagem, é inevitável não sentir o cheiro de comida que já está sendo preparada para o almoço de quarta-feira, 19. Em diferentes momentos do dia, o casal tem como companheiro a bebida-símbolo dos gaúchos, o chimarrão.

Casal João Ivo e Loiva Kroth moram no condomínio desde que foi inaugurado. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Ele, natural de Passo do Sobrado, e ela é de Venâncio Aires. Desde que se casaram, passaram por diferentes casas, em diversos bairros do município. “Sempre pagávamos aluguel e sempre moramos em casa”, conta Loiva. No entanto, quando foram contemplados com o apartamento, em 2014, a rotina do casal, que mora no térreo, não mudou praticamente nada. “Não costumamos nem ouvir o barulho que o vizinho de cima faz. São todos uns anjos”, comenta João Ivo.

O casal é querido por todos que moram no condomínio. “Somos conhecidos como o vô e a vó”, contam, entre risos. Eles moram sozinhos no local, mas buscam aproveitar todos os espaços de lazer oferecidos.

ORGANIZAÇÃO
De acordo com a síndica do Altos da Aviação, Luciana Beatris Silva da Silva, o residencial dispõe de quiosques com churrasqueiras, campinho de futebol e pracinha para as crianças. Além disso, desde que mora no local, há cinco anos, está na gestão para melhor funcionamento e acomodação dos moradores. Com o objetivo de promover uma maior segurança, buscou-se por um sistema de câmeras. Além disso, o espaço conta com serviço de jardinagem, que há três anos é feito por Antônio Petry, de 44 anos. “A Luciana me incentivou a criar o cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) e desde lá trabalho aqui”, conta.

Antônio Petry é morador e também responsável pela jardinagem dos prédios. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Além de cuidar de toda a jardinagem do espaço em que mora há cinco anos com os filhos Maurício e Talia, o trabalhador também faz a jardinagem de outros residenciais da Capital do Chimarrão, além de dividir a rotina como churrasqueiro no restaurante Genz, há 25 anos. “Gosto de morar aqui. Eu conheço todos os moradores e sempre gostei de criar novas amizades”, relata.

DEBATES
Quando inaugurado, em 2014, não era permitido instalar varais de roupas portáteis na janela. “Como não tinha sacada, reunimos os moradores e criamos um varal comunitário”, conta Luciana. Desde então, cada prédio possui um varal de roupas. “Ninguém mexe na roupa de ninguém. Todo mundo se respeita”, relata a síndica. No entanto, para que a implantação desse espaço fosse possível, foi realizada uma reunião e um abaixo-assinado. Assim funciona com todas as demandas. “São realizadas assembleias e reuniões pontuais para tratar sobre situações que precisam ser resolvidas”, explica Rafael Staub, pessoa jurídica responsável pela CR3 Imóveis, empresa que administra o condomínio.

De acordo com ele, é preciso união, solidariedade entre os moradores e respeito pelo próximo. “No nosso condomínio existem pessoas de diversas classes, raças e crenças, e posso afirmar que existem moradores incríveis que sempre estão dispostos a ajudar uns aos outros. A união é necessária para que se possa viver em harmonia”, afirma o responsável pela empresa.

INCENTIVO

Luciana conta que está sempre incentivando os moradores a buscarem qualificação pessoal e profissional. Um exemplo e que hoje atua dentro do condomínio é o jardineiro Antônio Petry. “O trabalho é nosso norte. Sabemos que existe uma dificuldade grande de conseguir um emprego. Por tal razão tentamos incentivar as pessoas para se capacitar e a procurar um trabalho, por vezes alternativo. O jardineiro é um exemplo excepcional, pois todos os moradores concordam em possibilitar que o mesmo faça a jardinagem. Além disso, o fato de o mesmo residir no local, possibilita que ele tenha ainda mais capricho pelo jardim”, comenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes