Artesãos mostram e comercializam seus trabalhos

Os produtos artesanais produzidos pelos que fazem parte do Programa Municipal do Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem espaço garantido na edição da 12° Festa Nacional do Chimarrão. Eles comercializam e expõem no pavilhão anexo ao das exposições. Podem ser encontrados peças produzidas em diferentes materiais.

O artesão Paulo César da Silva, acredita que este fim de semana será o de maior movimento na festa. “Já está muito bom. ótimo. Tanto nas vendas como nas visitas. Também fizemos muitos contatos. ”, avalia.

Ele faz trabalhos artesanais há 17 anos. Produz em madeiras, madeira queimada, jornais e sementes. O carro chefe são os barcos, que são feitos dentro e fora de uma garrafa. Enfeites e grutas também fazem parte da atividade. “O que os outros descartam eu reaproveito. Trabalho com reciclagem”.

Silva conta que perdeu a visão do olho esquerdo devido ao diabetes. Mas o fato não fez com que ele desistisse de fazer o que gosta. Para ele, o artesanato é uma paixão, é um estímulo. “O que aconteceu não impede que eu faça um bom trabalho. Me considero um vencedor pelo que passei”. O artesão diz que aprecia produzir peças diferentes.

Segundo o artesão, o programa que possibilita aos participantes realizarem feiras mensais, é muito satisfatório. “é muito bom esse incentivo da prefeitura, pois nós podemos expor. é uma renda para mim”.

Tita Bergmann, que pinta esculturas em gesso e faz trabalhos com flores em sementes, também é uma das que participa das exposições. Espera grande movimento para hoje e amanhã. “Durante a semana, as pessoas olham, e pode ser que voltem no fim de semana para comprar. Se for bom, como no fim de semana passado, vai ir além das expectativas”. Ela expõe em conjunto com Lovane Stein, que faz peças em crochê, panos de prato, bonecos, bandô e arranjo de flores.

O coordenador do Programa Municipal do Artesanato, Cristiano Kaufmann, já avalia de forma positiva a movimentação e vendas , pelo que pode perceber em contato com os artesãos. “Está superando as expectativas”.