A Caixa Econômica Federal pagou, até a última sexta-feira, 13, R$ 13,1 bilhões em abonos e rendimentos do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao exercício 2013/2014, para 27,8 milhões de trabalhadores. Desse total, mais de 18,7 milhões de beneficiários sacaram o abono, o que já representa 94,84% do montante identificado e corresponde ao volume de R$ 12,6 bilhões. Os saques do abono salarial do PIS, neste exercício, já superam em 1,39 milhão a quantidade do exercício anterior. O prazo para retirada dos benefícios se encerra no dia 30 deste mês.

De acordo com a superintendente nacional de Benefícios Sociais da Caixa, Milena Vieira, a efetividade dos pagamentos do PIS mantem-se dentro do esperado para o exercício, mas ainda é possível uma maior procura, com a aproximação do encerramento do prazo. “A Caixa continua seus esforços para chamar os trabalhadores que ainda não retiraram o benefício. Somente no mês de maio, foram enviadas mais de 1,3 milhão de malas diretas aos trabalhadores identificados. Até o final do mês, esperamos que mais de 140 mil beneficiários compareçam para efetuar o saque”, afirma.

O trabalhador que não efetuar a retirada do abono salarial, dentro do prazo, perde o benefício referente a este exercício. Os valores referentes aos abonos salariais não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Já os rendimentos não sacados do PIS irão para a conta de participação do trabalhador. Novo calendário

Este ano, foi antecipado o calendário de saques do Abono e do PIS, relativos ao exercício 2014/2015. A partir de 15 de julho, os trabalhadores já podem iniciar os saques, de acordo com o calendário de pagamento, que é definido com base no mês de nascimento do trabalhador.

Quem nasceu no mês de julho, poderá receber o benefício a partir de 15 de julho de 2014, quem nasceu em agosto, pode sacar a partir do dia 22 de julho de 2014, e assim por diante (confira o calendário). Até 31 de outubro de 2014, o saque do PIS estará liberado para todos os beneficiários. O saque do benefício, dentro do novo exercício, poderá ser realizado até 30 de junho de 2015. Veja a tabela com data de pagamentos

Outra novidade é que, este ano, os trabalhadores que recebem o benefício em conta corrente na Caixa, também vão ter o depósito em suas contas de acordo com o mês de aniversário e com o calendário, que se inicia em 15 de julho. O que é o Abono/PIS

O Abono Salarial tem a finalidade de promover a integração do trabalhador na vida e no desenvolvimento das empresas, visando melhor distribuição da renda nacional. O valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo.Os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador.

Quem tem direito

Ao abono – Trabalhadores cadastrados no PIS até 2009 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2013, com carteira de trabalho assinada por empresa, e que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, cujos dados foram informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2013.