A Secretaria Municipal da Saúde encerra nesta terça-feira, 31, a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). A vacinação é obrigatória para meninas entre 9 e 11 anos de idade e pode ser feita nos postos de saúde da cidade. Também devem ser vacinadas pacientes portadoras do HIV/Aids que tenham entre 9 e 26 anos de idade. Para este público, a aplicação das doses deve ser feita no Centro de Atenção a Doenças Infectocontagiosas (Cadi), na rua Visconde do Rio Branco.

A vacina faz parte da rotina do calendário de vacinação e a campanha é uma continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV, responsável por 99% dos casos de câncer do colo de útero. Para a aplicação, tanto nos postos de saúde quanto nas escolas, será exigida a apresentação do cartão de vacinas e do cartão do SUS. No ato da vacinação, a menina já recebe o agendamento para a segunda dose, programada para setembro de 2015.

Conforme a enfermeira Carla Lili Müller, até o momento 793 doses foram aplicadas. Segundo a servidora, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Venâncio Aires prevê a aplicação de 1.377 doses. No entanto, a Secretaria da Saúde solicitou a revisão dessa meta, com base em dados obtidos no Cartório de Registro Civil e em levantamento feito junto às escolas no município. Para a Secretaria, o correto seria a aplicação de doses em 1.137 meninas que se encontram na faixa etária estipulada.