
Lançada no início deste ano pelo Melvin Jones Lions Club, a campanha ‘Reciclar para a visão’ realiza exames de acuidade visual nas escolas de Venâncio Aires e tem o objetivo de auxiliar crianças e jovens a descobrirem e tratarem possíveis problemas na visão. Além disso, a campanha convida pessoas interessadas a doarem armações de óculos novas ou usadas em bom estado.
Conforme explica a presidente da unidade do Lions Club de Venâncio Aires, Antoniete Frolio, reciclar para a visão já é meta internacional da entidade, desde sua fundação. Segundo ela, os testes de acuidade visual são realizados em escolas e diversos eventos em que a atividade é solicitada. “Este ano, especificamente, estamos fazendo um trabalho especial, com parceiros qualificados e engajados no projeto”, ressalta ela.
De acordo com a presidente, até agora cerca de 10 escolas já receberam o projeto e acolheram a campanha, que interage diretamente com as crianças. “Nós, do Lions, localizamos o problema visual – quando ele existe – e, em seguida, identificamos o mesmo”, revela Antoniete. “No caso de crianças carentes, nós temos uma parceria com o Dr. Ivan Marquetto, para o qual encaminhamos aqueles que identificamos com algum problema na visão, para realizarem consulta gratuita”, acrescenta. Ainda, após isso, a equipe do Lions providencia óculos também isentos de custos, doados pela própria Fundação Lions Club e adquiridos através de campanhas.
Conforme Antoniete, alunos com menos de 10 anos são os que mais apresentam dificuldades e problemas de visão. “O mais comum deles é miopia”, ressalta ela. Antoniete revela, ainda, que o principal objetivo do projeto ‘Reciclar para a visão’ é receber doações de armações de óculos infantis para estas crianças em questão. “Aceitamos doações de todos que estiverem dispostos a ajudar”, frisa a presidente.
Parceria com a ótica Terra do MatePara ajudar na campanha, a ótica Terra do Mate cedeu um espaço para ajudar nas doações de armações de óculos em seu estabelecimento. No local, é possível encontrar uma caixa feita especialmente para a campanha ‘Reciclar para a visão’, onde qualquer pessoa que queira ajudar pode chegar e colocar sua doação lá. Irá permanecer por tempo indeterminado. Vale lembrar que o pedido é que sejam doadas armações em bom estado de uso.