“A motivação para a realização tem que ser forte no empreendedor.” A afirmação é do administrador de empresas Carlos Abbud, palestrante do ‘Negócios ao meio dia’ da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). Evento foi realizado, ontem, na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova) e abordou o tema ‘A importância da inovação e da criatividade no empreendedorismo’. A realização foi da Folha do Mate em parceria com a Luterprev.

Abbud destacou que é preciso buscar oportunidades e contatos, se comprometer, perseverar e, o mais importante, querer vencer. Observou que há ‘três corações’ que precisam ser administrados de forma correta como a atitude, a paixão e a paixão incontrolada. “Quando um deles está em desequilíbrio, fecha a empresa.” Segundo ele, hoje em dia, devido a competição não basta ter, somente, a formação, pois é preciso analisar o mercado e se atualizar. Para vencer, explicou que é preciso aliar experiência, bom senso e valores.

De acordo com Abbud, o momento é de oportunidades. Citou o Rio Grande do Sul, como exemplo de disciplina no trabalho, e apresentou exemplos de empreendedorismo. Disse que muitas empresas iniciaram como oficinas ou em locais pequenos e, hoje, estão no mercado mundial, como a Tramontina, Gerdau e Marcopolo, entre outras. E chamou atenção para pessoas que empreenderam após os 60 anos.

Abbud é graduado em Administração de Empresas com especializações em marketing em cidades como Nova York, Londres, Barcelona, Milão, Frankfurt e Tóquio. Foi vice-presidente da empresa McCann-Erickson Propaganda, uma das maiores agências de publicidade do mundo, onde permaneceu até 2003. Aos 58 anos, em 2004, abriu seu próprio negócio, a empresa ‘UP and GO’ de Marketing e Comunicação. Escreveu o livro ‘O publicitário’.

Confira na edição impressa ou no flip da edição de 15/05, uma entrevista com o palestrante Carlos Abbud