Cartório registra recém-nascidos no Hospital São Sebastião Mártir

-

O cartório de Venâncio Aires realiza o registro de recém-nascidos no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Conforme explica a escrevente Loiva Wünsch, é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que ocorram os registros de nascimentos dentro de hospitais. No entanto, ela observa que o serviço é realizado no município em caráter experimental, porque a determinação ainda vai vigorar no país. “Estamos nos antecipando e nos ajustando a isso. Temos uma conexão remota com o cartório”. Por enquanto, acontecem nas terças e quintas-feira, das 11h até as 12h. Iniciaram em janeiro.

Mas Loiva ressalta que, quando começar a vigorar, pode haver alteração nos dias e horários. Ainda não há data definida, já que depende do CNJ.

Para Loiva, além de facilitar o trabalho, o fato possibilita mais comodidade e um contato mais direto com quem vai registrar o bebê. “Para os pais, traz a praticidade, pois saem com a certidão pronta. é como se estivessem registrando no cartório”.

Acredita que a determinação foi criada para que não haja o risco das crianças ficarem sem registros, pois recorda que em estados como Norte e Nordeste podem haver problemas. Conforme a escrevente, a primeira via da certidão sempre é gratuita, como no cartório.

Para Braulio Hermes, que registrou no Hospital a sua filha Bianca, nascida dia 15 de maio, a presença de um profissional dentro no HSSM para realizar os registros é uma facilidade. “Vai ser muito bom se sempre funcionar”. Ele reside em Bela Vista, é casado com Gilvane Maria Hermes. O casal também tem um filho de 9 anos.

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes