Centro Cultural recebe equipamento de ponta para nova etapa das obras

-

Na última quarta-feira, dia 23, a Univates recebeu um equipamento incomum no Vale do Taquari, que dará início à nova etapa da construção do Centro Cultural Univates, conjunto arquitetônico que agrega Biblioteca e Teatro. Diretamente da construção da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o material identificado como ‘Perfuratriz Hidráulica sobre Esteiras’ mostra a preocupação da Univates em qualificar a estrutura grandiosa da nova obra.

O equipamento de 28 metros de altura será responsável pela execução de estacas do tipo ‘hélice contínua’, ou seja, a concretagem da estaca será feita juntamente com a escavação. “A profundidade média de cada estaca é de aproximadamente 20 metros e ela faz cerca de 300 metros por dia”, explica o engenheiro da Univates, Robledo Müller.

Serão cerca de 40 dias na etapa de fundação de estacas, que utilizará 1.500 m³ de concreto. Conforme Müller, é o primeiro equipamento que representa o tamanho da obra.

Até o momento, foram movimentados cerca de 56 mil m³ de terra, utilizados em grande parte para o aterro do novo campo de futebol e do estacionamento do Prédio 17.

De acordo com o engenheiro, o equipamento é normalmente utilizado em grandes obras industriais, estádios de futebol e viadutos. “São obras que tem a necessidade de estrutura de fundação maior”, comenta.

O Centro Cultural Univates contará com cerca de 10.000 m² de área construída e abrigará o novo prédio da Biblioteca, teatro para 1.200 pessoas, salas especiais e área de lazer.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Univates

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes