Centro e Coronel Brito são os bairros com mais casos de dengue em Venâncio

-

Um estudo realizado pelo projeto ObservaDR – Covid-19, ligado à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mostra que 70% dos casos de dengue registrados em Venâncio Aires estão nos bairros Aviação, Centro e Coronel Brito. A pesquisa utiliza como referência 147 casos de dengue até o fim da semana passada, no entanto, a última atualização de dados da Prefeitura de Venâncio Aires, enviada também na sexta-feira, mostra que o número de pessoas infectadas chega a 165 no município.

De acordo com o coordenador dos Agentes de Endemias em Venâncio, João Arthur Stahl, esses bairros aparecem com maior incidência pela maior possibilidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Outro motivo, de acordo com ele, é o número de piscinas em desuso ou o próprio acúmulo de água em reservatórios.

Para Stahl, outro fator que pode estar contribuindo, mas sem confirmações, é o acumulado de água nas tubulações do esgoto pluvial. “Percebemos que o mosquito acabou se adaptando e está se proliferando em água poluída”, acrescenta. Ele orienta para que as pessoas coloquem um pouco de água sanitária no esgoto da casa para auxiliar na prevenção ao desenvolvimento de larvas.

Ainda conforme o estudo, a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti está atingindo todas as faixas etárias, sendo mais grave em idosos e em pessoas com doenças crônicas.

Os casos de dengue

No ranking dos bairros com o maior número de casos confirmados, levando em consideração os dados da pesquisa, aparece Centro com 79; Coronel Brito com 77; Aviação com 41 e Gressler com 32. Conforme a pesquisa, os bairros que não apresentaram aumento em casos com relação a semana anterior de dados são os bairros: Santa Tecla, São Francisco Xavier, Cruzeiro e Cidade Nova.

Estudo é realizado pelo ObservaDR/Covid-19, ligado á Unisc (Foto: Reprodução)
Estudo é realizado pelo ObservaDR/Covid-19, ligado á Unisc (Foto: Reprodução)

LEIA MAIS: 

Confira a cartilha virtual de combate à dengue produzida pela Folha do Mate

Dengue: frio chegando, mas cuidados devem ser mantidos o ano todo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes