Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateHenrique Silva: para o próximo ano atrações de “peso” serão mantidas
Henrique Silva: para o próximo ano atrações de “peso” serão mantidas

As festividades natalinas na área central de Venâncio Aires reuniram cerca de 15 mil pessoas em cinco noites. Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. A programação cultural do Natal Cor & Magia, realizada ao longo de dezembro, teve na Travessa São Sebastião Mártir, a chegada do Papai Noel, noite cultural, teatro social “Luzes do Deus Menino”, Orquestra de Venâncio Aires e Grupo Tholl.

“Foi um momento ímpar para Venâncio Aires e região. Nas noites de atrações tivemos muitos visitantes de outras cidades o que demostra a qualidade da nossa programação cultural que foi totalmente gratuita”, avaliou o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Silva. Ele também destacou que a qualidade será a tônica para a formulação das atrações para o próximo ano.

Contudo, disse que a dificuldade na captação dos recursos por meio de projetos de lei de incentivo à cultura atrasaram a divulgação. “Estávamos na eminência de divulgarmos logo toda a programação, mas questões burocráticas nos impediram. Mas ficamos muito satisfeitos com o retorno do público”.

Silva também fez referência a encenação teatral. “Quem compareceu pode apreciar um momento único de 50 voluntários. O final foi surpreendente. Outra atração que foi muito mencionada foi a presentação do Grupo Tholl, que é referência no estado”, disse o secretário.

Terno de Reis

Apesar das atrações natalinas terem se concentrado em dezembro, o encerramento ocorre no dia 4 com o tradicional Festival José Arnildo Bento da Silva de Terno de Reis. As inscrições seguem até o dia 3 de janeiro e as apresentações dos grupos ocorre no Largo do Chimarrão, no dia 4 de janeiro, a partir das 21h.

A expectativa é de reunir até 15 grupos, inclusive de outros municípios da região. A ordem de apresentação no dia do festival será de acordo com a inscrição, que é gratuita. Cada terno poderá apresentar a música de reis seguida de mais uma canção de livre escolha. Cada grupo receberá troféu de participação. Além disso, cada cantor poderá participar apenas em um terno.