A chuva tão aguardada, depois de mais uma dia de muito calor em Venâncio Aires, chegou por volta das 16h. Em minutos, diversas ruas do centro ficaram alagadas. O temporal terminal

Foto: Mahara de BritoDiversos lojistas ficaram ilhados no momento
Diversos lojistas ficaram ilhados no momento

com estragos. O Corpo de Bombeiros informou que um raio teria atingido uma árvore, no bairro Aviação, causando um princípio de incêndio que foi rapidamente controlado. Os principais alagamentos ocorreram em ruas centrais. Lojistas nas proximidades da rua Osvaldo Aranha com a Duque de Caxias chegaram a ficar ilhados em função do acúmulo de água. No bairro Gressler, uma moradora solicitou auxílio dos Bombeiros para erguer os móveis da residência, que estaria sendo invadida pela água. Caso semelhante ocorreu no bairro Coronel Brito, na rua Melvin Jones.

 

Venâncio Aires terá quinta-feira chuvosa

 

Nesta quarta-feira, 12, uma frente fria pouco organizada começou a avançar pelo Rio Grande do Sul, rompendo o bloqueio atmosférico que favoreceu a onda de calor histórica verificada nas últimas semanas. Conforme a previsão da Somar Meteorologia, o dia, hoje, em Venâncio Aires, será chuvoso, estando previstos 12mm. Para amanhã, a previsão é de sol alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada, e o volume previsto é de 1mm. No sábado, o dia será de predomínio do sol, apenas com pouca variação de nuvens e não chove, o mesmo ocorrendo no domingo.

Ainda conforme previsão da Somar Meteorologia, o tempo voltará a ficar instável entre a segunda-feira, 17, e a quinta-feira, 20, com o volume previsto de 70mm nos quatro dias. Entre hoje e a próxima quinta-feira, as temperaturas variam entre os 15ºC do sábado e os 32ºC do domingo.

A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, frisa que chuva a partir desta quinta-feira será irregular com baixos volumes em algumas cidades e intensas precipitações em outras na passagem desta frente fria. Ao encontrar o ar quente na dianteira, a frente pode provocar temporais de vento e granizo, com risco de danos. “Massa de ar frio na retaguarda ingressa no Estado hoje e amanhã com importante queda da temperatura e marcas amenas”, alerta. Estael acrescenta que o ar frio chega com rajadas fortes de vento Sul, sobretudo no Sul e no Leste gaúcho.

Foto: Fernando UhlmannEntre diversas descargas elétricas, este raio foi flagrado pela reportagem da Folha do Mate, na redação
Entre diversas descargas elétricas, este raio foi flagrado pela reportagem da Folha do Mate, na redação