Público poderá conferir plantas de 160 expositores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (Foto: Rosana Wessling/Arquivo Folha do Mate)

Entre esta sexta-feira, 6, e o domingo, 8, Mato Leitão estará em festa. Depois de quatro anos, a Festa das Orquídeas será retomada, atraindo visitantes e a participação da comunidade, que se prepara para prestigiar uma programação diferenciada, com shows, gastronomia, comercialização e exposição de orquídeas, feira comercial e de serviços, entre outras atrações.

O evento será realizado na Seubv e terá entrada gratuita. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas prestigiem o evento, durante os três dias de festa.

Rainha Vanessa Jung e princesas Jéssica Zarth e Karine da Luz são as soberanas do evento (Foto: Giovane Sebastiany Estúdio)

Na edição deste ano, promovida pela Administração Municipal e pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), o evento terá uma atração especial. Os visitantes irão prestigiar a 1ª Exposição Nacional das Orquídeas, com mais de mil plantas de 25 municípios. Já a comercialização será realizada por sete orquidófilos da região.


“Mato Leitão vai sediar a maior exposição de orquídeas do Brasil, em quantidade e variedade de plantas. Além de destacar a flor símbolo do município, este é um importante momento para tornar Mato Leitão mais conhecido e mostrar seu potencial e sua força produtiva: a agricultura familiar, a indústria e o comércio.”

CARLOS ALBERTO BOHN – Prefeito de Mato Leitão


De acordo com a presidente da comissão organizadora da Festa das Orquídeas e presidente da Associação Comercial e Industrial de Mato Leitão (ACI), Lizete Sebastiany, além da festa sediar a primeira exposição nacional de plantas, o evento deste ano contará com uma infraestrutura mais moderna e ampla, comparada às festas anteriores. Serão mais de cem expositores, incluindo estandes de empresas, agroindústria e da praça de alimentação.

“A praça de alimentação será coberta, um tablado foi adaptado para exposição comercial das plantas e o palco foi remodelado para receber a apresentação do Grupo Tholl”, afirma. Ela acrescenta que o pórtico de entrada será estruturado para receber os visitantes. “Pensamos em cada detalhe para impressionar o público”, comenta.

Lizete observa que toda a cidade está em festa, já que, desde 2014, o evento não era realizado no município. “Até mesmo a ornamentação de Natal deste ano foi planejada com um toque especial, para fazer um convite para a festa”, observa.


“O cultivo das orquídeas vem crescendo muito, assim como o município, que está em constante evolução. O evento revela as potencialidades, desperta o interesse comercial e movimenta a economia de Mato Leitão.”

LIZETE SEBASTIANY – Presidente da comissão da 3ª Festa das Orquídeas


Ela também comenta que os mato-leitoenses estão com muita expectativa para o evento. “A comunidade aderiu ao clima da festa. A cidade está toda decorada para receber os visitantes. As pessoas daqui estão bem envolvidas e os comentários são bem positivos”, comemora. Ela acrescenta que, durante o ano, o trabalho da comissão organizadora foi intenso na divulgação do evento. “As escolas do interior contarão com transporte gratuito, proporcionando aos alunos uma programação diferenciada”, acrescenta.

Espetáculo ‘No Natal daquele ano’, do grupo Tholl, é uma das atrações que pode ser conferida gratuitamente (Foto: Juliana Bencke/Arquivo Folha do Mate)

HORÁRIOS
Exposição de orquídeas
Sexta-feira – 17h às 22h
Sábado – 9h às 22h
Domingo – 9h às 17h

FEIRA COMERCIAL
Sexta-feira – 14h às 22h
Sábado – 10h às 22h
Domingo – 10h às 18h

GRATUITO
A 3ª Festa das Orquídeas tem entrada gratuita. O acesso é livre e contempla a exposição, os shows e a feira comercial.

PROGRAMAÇÃO

6 de dezembro, sexta-feira

14h – Abertura da visitação à feira
16h – Reunião da Amvarp e do Cisvale
19h – Cerimônia de abertura oficial da 3ª Festa das Orquídeas
20h – Tenor Vitor Delazeri
21h30min – Espetáculo ‘No Natal Daquele Ano’, com Grupo Tholl
22h – Encerramento da visitação à feira
23h30min – DJ Maurinho – Flash Back
01h – Fechamento do Parque de Eventos

7 de dezembro, sábado

10h – Cerimônia de abertura oficial da 1ª Exposição Nacional de Orquídeas de Mato Leitão
10h – Abertura da visitação à feira
13h30min – Banda Os Hermanos
14h30min – Palestra ‘As 5 técnicas para o sucesso no cultivo micro-orquídeas’, com Roberto Martins
15h30min – Banda Festa Show
19h – Abertura do Natal das Orquídeas
21h – Show com a Banda Bilhasom
22h – Encerramento da visitação à Feira
23h – Show com a Banda Os Legendários
00h30min – DJ Pierre
02h – Fechamento do Parque de Eventos

8 de dezembro, domingo

10h – Abertura da visitação à Feira
10h – Camilly Marques (Gaiteira)
10h45min – Grupo Infantil e de Casais de Dança Alemã e Grupo de Dança Gauchesca – SMECD Mato Leitão
13h30min – Banda Arpejo
15h30min – Orquestra La Montanara
17h – Os Mateadores
18h – Encerramento da visitação à feira
20h – Fechamento do Parque de Eventos

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome