Morro do Itacolomy quase foi alvo de um novo incêndio (foto: Bombeiros Voluntários)

Há pouco mais de duas semanas, o Morro do Itacolomy, ponto turístico de belezas naturais, localizado em Rincão dos Haas, interior de Passo do Sobrado, foi alvo de um incêndio, o qual segundo os Bombeiros Voluntários do município, pode ter sido provocado por restos de uma churrasqueira deixada por visitantes.

Na tarde da quarta-feira, 20, uma ameaça de incêndio no Morro do Itacolomy voltou a assustar os moradores da localidade. Por volta das 14h30min os Bombeiros foram acionados para atender a um incêndio numa propriedade particular próxima ao morro, onde um mato de eucalipto, recém-cortado, estava em chamas. Como o fogo se espalhava rapidamente, o receio era que as chamas invadissem a mata do Itacolomy, já danificada pelo último incêndio do início deste mês.

Os Bombeiros de Santa Cruz do Sul também foram acionados e após muito trabalho, por volta de 21h, conseguiram amenizar a situação. Por volta das 23h30min da quarta-feira, os Bombeiros de Passo do Sobrado foram chamados novamente porque algumas pilhas de lenha haviam incendiado. Então o combate às chamas teve reinício. Foram utilizados 22 mil litros de água para controlar a situação.

“Temos que enaltecer mais uma vez o esforço de todos os colegas, mas também do incansável proprietário do Recanto Itacolomy, Jerri Haas, que não mediu esforços para auxiliar no combate às chamas e passou a noite monitorando os focos de incêndio, que reiniciavam a todo momento”, destacou o bombeiro voluntário Celso Kroth. Por volta das 3h30min da madrugada desta quinta-feira, 21, a corporação deixou o local.

Fogo em residência

Ao retornaram do local do incêndio, o presidente dos Bombeiros Voluntários, Paulo Ferreira, se dirigiu à sua residência, e de lá, avistou um clarão de fogo na localidade de Rincão do Sobrado. Então imediatamente fez contato com Edemar de Azeredo, que abastecia um dos caminhões da corporação, avisando de um possível incêndio. Sendo assim, os voluntários se dirigiram ao local e encontraram a residência do agricultor Rogério Kaufmann, em chamas. O combate foi realizado, mas a casa teve perda total. Segundo os Bombeiros o proprietário não estava na residência.

Bombeiros combateram a um incêndio em um mato de eucalipto cortado recentemente, e que fica a pouca distância do Morro Itacolomy (foto: Bombeiros Voluntários)
Uma residência localizada em Rincão do Sobrado também foi atingida por um incêndio horas depois do atendimento ao Itacolomy (foto: Bombeiros Voluntários)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome