Vale modelo
Solano Dettenborn, esposa Leila e os filhos Gustavo e Guilherme (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

“Foi o trabalho em família que nos levou à conquista deste concurso, pois todos fazem sua parte para que tudo funcione sempre da melhor maneira.” A afirmação é do produtor rural Solano Dettenborn, 44 anos.

Ele conquistou no domingo, 21, o prêmio de Produtor Modelo de Vale Verde como representante do Clube de Mães Sempre Unidas. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e integrou as programações alusivas ao Colono e Motorista.

Vale modelo
Horta orgânica cultivada pela família alimenta a todos com diversidade e saúde (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Solano é casado com Leila, 41 anos e tem dois filhos: Gustavo, 17 anos e Guilherme, 14. Os dois auxiliam os pais e pretendem seguir na agricultura. Ele é proprietário de uma área rural de dez hectares, que fica às margens da rodovia ERS-244, em frente ao acesso a Vale Verde, pela rua Arnaldo Seibert. Porém, arrenda em torno de 90 hectares, onde planta soja, milho e faz pastagens para sua criação de gado. Entre os critérios de avaliação do Produtor Modelo estão diversificação de culturas, cuidados com a propriedade, equipamentos, máquinas, produção ecológica e proteção do meio ambiente, entre outros.

LEIA MAIS: Vaca com 28 anos esperando a 26ª cria surpreende seu proprietário

Vale modelo
Animais da família se alimentam de pastagens o ano todo (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Capricho

Dettenborn acredita que conquistou a maior pontuação porque sua casa, galpões, máquinas, equipamentos e jardinagem estão sempre bem cuidados. Além disso, faz a diversificação de culturas. Ele tem criação de coelhos, peixes, galinhas, suínos e produção de leite e queijo. Além disso, possui uma horta ecológica e um pomar com diversas frutíferas. “Tão importante quanto plantar e colher, é saber gerenciar o negócio, e ter o conhecimento necessário para aplicar sempre as melhores técnicas para obter os mais expressivos resultados”, destacou.

Vale modelo
Produção de coelhos é uma das criações da propriedade (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Ele acentua que a última novidade que introduziu na propriedade foi com relação à qualidade do solo com adubação orgânica, técnica aprendida pelo filho Gustavo na Escola Família Agrícola, em Santa Cruz do Sul, e que mantém a terra sempre com os nutrientes necessários para obter a melhor colheita.

O casal disse que não esperava vencer o concurso, mas que está muito feliz pelo resultado, fato que só o incentivou a investir ainda mais na propriedade, para obter cada vez mais resultados, mantendo a satisfação em morar no campo, e sobreviver com dignidade do setor agropecuário.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch, salientou que a Administração Municipal estuda a possibilidade de premiar a partir do próximo ano, a ´Propriedade Modelo`, pois entende que não é apenas o pai de família que é responsável por isso, mas sim, todo o grupo familiar.

Vale modelo
Máquinas e implementos ficam bem guardados, lubrificados e revisados o ano todo (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome