Levantamento dos recenseadores vai atualizar população dos municípios brasileiros (Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará neste ano uma completa contagem da população dos municípios para atualizara os dados. O último Censo geral ocorreu em 2010. Mato Leitão, pela estimativa de 2018, possui 4.456 habitantes.

Na região serão contratadas 400 pessoas para atuar nas funções de supervisor e recenseador. O processo seletivo vai começar no dia 18 de fevereiro, quando os editais serão publicados no Diário Oficial. O prazo de inscrições será de 2 a 27 de março para ambos os cargos, exclusivamente pela internet.

As provas para supervisor serão realizadas em 17 de maio, já as de recenseador ocorrerão no dia 24 de maio. As contratações devem ser efetuadas em junho. Em Mato Leitão atuarão cinco recenseadores.

Para o trabalho, a região terá 11 postos de coleta cedidos por prefeituras ou entidades. Os locais físicos terão infraestrutura de computadores com internet para a equipe que vai acompanhar as atividadesp dos recenseadores. No Vale do Rio Pardo, apenas três municípios não terão o escritório: Gramado Xavier, que será atendido por Barros Cassal; Mato Leitão, que vai ser atendido por Venâncio Aires; e Herveiras, por Santa Cruz.

SAIBA MAIS

• O censo, realizado a cada dez anos, vai de agosto a novembro deste ano. Os recenseadores coletarão os dados da população em todos os municípios, com um questionário de 70 ou 30 perguntas. A gravação dos dados será feita com dispositivo móvel.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome