Em anos anteriores os tradicionalistas participaram do desfile farroupilha em Venâncio Aires(Foto: Arquivo Prefeitura)

O CTG Querência da Mata agendou diversas atividades alusivas à Semana Farroupilha hoje e amanhã. O destaque é para o desfile de cavalarianos pelo Centro de Mato Leitão. A atividade está marcada para o feriado estadual de sexta-feira, 20, a partir das 10h. O patrão Renato Dameda informa que a concentração dos tradicionalistas ocorrerá em frente à Seubv, seguindo com o desfile pela rua Leopoldo Hinterholz, passando pela Prefeitura e Igreja Matriz Santa Inês.

A comitiva seguirá em cavalgada até o Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio onde haverá almoço (churrasco) aberto à comunidade com custo de R$ 20 e, à tarde, final do Torneio de Bodoque e final do Futebol de Bota e Bombacha. Para hoje à noite, a entidade marcou jantar na Assocersa, em Vila Santo Antônio, com cardápio de feijoada, carreteiro e acompanhamentos, além da final do Torneio de Canastra.

Este é o primeiro ano que o CTG Querência da Mata promove o desfile na Cidade das Orquídeas. Em outras ocasiões, a entidade participava da atividade em Venâncio Aires. De acordo com Dameda, o objetivo é justamente movimentar a tradição gaúcha no município. “Queremos tentar, cada vez mais, trazer a comunidade para o Parque Municipal das Orquídeas e para o CTG, para mostrarmos o que é o tradicionalismo.”

Ele ainda destaca que os integrantes do Querência da Mata estão engajados em atividades que envolvem as escolas, como o piquenique campeiro que estava agendado para amanhã, mas foi transferido para a terça-feira, 24, por conta da umidade. Ontem, cinco cavalarianos também levaram alunos da Emei Vó Olga para fazer passeios a cavalo.

SEDE PRÓPRIA

Em meados de agosto, ocorreu a assinatura do contrato administrativo entre a Prefeitura e o CTG Querência da Mata, para a concessão de uma área no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, à entidade para a construção de um galpão crioulo. A estrutura será erguida ao lado de prédio já existente no parque, onde estão abrigadas a copa e a cozinha. O prazo de concessão de uso terá prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por iguais períodos, desde que atendidas a conveniência e interesse do Município.

Segundo o patrão do Querência da Mata, a base que receberá o galpão já foi feita e os próximos passos será fazer a estrutura de vigas e o piso. “Nossa expectativa é levantar o galpão e colocar o telhado até o fim do ano. Não está confirmado, mas estamos batalhando para isso. Depois, vamos concluir a parte de banheiros, copa e cozinha. Queremos no rodeio já poder usar essa área com telhado para alguma atividade”, observa Dameda.

Sede do CTG Querência da Mata está sendo construída no Parque Municipal das Orquídeas (Foto: Divulgação)

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome