Dália apresenta programação que vai marcar os 75 anos da cooperativa

-

O aniversário é no dia 15 de junho, mas a Dália Alimentos já está no clima das comemorações. Prestes a completar 75 anos de fundação, a cooperativa garante que “este é só o começo”. Esta frase, aliás, irá nortear toda a campanha de divulgação dos 75 anos, apresentada nessa sexta-feira, 13, durante evento que reuniu a imprensa regional, em Encantado, município onde nasceu a cooperativa, em 1947. O encontro ocorreu na Casa Le Chiavi, que fica junto ao complexo da Lagoa da Garibaldi.

Presente em 128 municípios gaúchos, a Dália quer comemorar com a comunidade a chegada de mais um ciclo. É valorizando a história dos 386 ‘destemidos’ produtores rurais que fundaram a cooperativa, e ao mesmo tempo, de olho no futuro, que foi preparada  a programação ‘Dália 75 anos’.

Um dos destaques da campanha alusiva aos 75 anos, conforme o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Piccinini, é o projeto cultural que está sendo realizado com crianças de dez municípios da região do Vale do Taquari e Rio Pardo, entre eles, Venâncio Aires e Mato Leitão. O concurso, lançado no mês passado, vai premiar estudantes da rede pública que têm entre 3 e 12 anos.

De acordo com Piccinini, com o tema, “75 anos Cooperativa Dália: o que ela representa para o nosso município?”, o objetivo dos trabalhos, que serão apresentados em formato de desenho e texto (conforme faixa etária), é estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a história da cooperativa. “É um trabalho que eles irão desenvolver em sala de aula, orientados pelos professores, que auxiliarão eles na pesquisa sobre a Dália”, destaca.

As Prefeituras dos municípios participantes já foram visitadas e orientadas sobre como participar. São três categorias: crianças de 3 a 5 anos participam com um desenho; de 6 a 9 anos, com um desenho e uma frase e, de 10 a 12 anos uma redação escrita manualmente, abordando o tema do concurso. “Este projeto será a cereja do bolo dos 75 anos”, disse Piccinini, durante o encontro com a imprensa.

As inscrições dos alunos com o trabalho de sua autoria se encerram dia 31 de maio. Um aluno em cada categoria de todos os dez municípios será premiado: na primeira categoria, a criança com o melhor desenho ganha um kit de livros, jogos pedagógicos e brinquedos educativos; na de 6 a 9 anos, o ganhador recebe um kindle, jogos pedagógicos e brinquedos educativos; na terceira categoria, de 10 a 12 anos, o vencedor será premiado com um notebook. A professora orientadora do estudante vencedor também será premiada com um notebook.

Os ganhadores serão conhecidos dia 10 de junho, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Dália, e no dia 15, dia do aniversário da cooperativa, ocorre a premiação, durante jantar de comemoração, no Clube Comercial Encantado. No mesmo evento, ocorre a entrega do Troféu Dália, para personalidades destaques na história da cooperativa.

Programações

A inauguração da queijaria, em Arroio do Meio, no dia 10 de junho; o Encontro de Mulheres, no dia 22 de junho; a retomada da Escola do Leite (reedição on-line); 2ª edição do livro Destemidos, que conta a história da cooperativa; e homenagem do Instituto do Câncer Infantil (instituição que é auxiliada pela Dália) também integram o calendário de comemorações alusivas aos 75 anos. No fim de março, a Dália realizou a copa de Beach Tennis, também alusiva à data.

“Com o concurso cultural queremos despertar nas crianças a importância da pesquisa, afinal, é uma história de 75 anos de envolvimento com toda a região.”

GILBERTO PICCININI – Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos

Exportação para o Japão

O lançamento da programação “Dália 75 Anos” também contemplou o anúncio de uma outra importante notícia sobre a Dália. O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini, revelou que na quinta-feira, 12, a cooperativa enviou o primeiro contêiner de frango, com destino ao Japão. Segundo ele, conquistar o mercado japonês, um dos mais exigentes do mundo, é motivo de comemoração e também mostra o quanto a Dália está inserida no que há de mais inovador em qualidade e biossegurança. A Dália Alimentos possui atuação nas atividades suína, lácteos e há dois anos também trabalha com setor avícola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes