Turmas do 2º e 3º ano da Efasc iniciaram as atividades na manhã desta quarta, 19 (Divulgação/Efasc)

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) iniciou suas atividades na área da Granja Municipal, nesta quarta-feira, 19, e os alunos foram recepcionados por muita ‘festa’ em Linha Santa Cruz. Nesta quarta-feira, os alunos do 2º e 3º ano iniciaram as atividades. Na próxima semana, 26, a escola recebe a outra turma do 2º ano e o 1º ano, agitando o início de ano letivo.

Em 2020, serão 115 jovens na Formação do Ensino Médio Técnico em Agricultura, sendo que desses, 27 são formandos. Neste ano letivo, 62% dos matriculados são meninos. 72 meninos e 43 meninas na formação, vindos de dez municípios do Vale do Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, General Câmara, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Boqueirão do Leão.

A escola ocupa uma área de 17 hectares, desde setembro de 2019, com toda a estrutura necessária de refeitório, dormitórios, sala de aula, auditório e área agrícola, o que vem gerando uma expectativa muito positiva em relação as experimentações e ações de qualificação do Curso Técnico, junto aos estudantes, monitores, associações e famílias.

EGRESSOS

Já são 254 Egressos/as que passaram pela escola nesses quase 11 anos, vindos de 13 municípios da região. Sendo esses 200 meninos (79%) e 54 meninas (21%). Destes Egressos, 209 jovens (90%) seguem vinculados a atividades relacionadas à Agricultura Familiar – agricultores/as familiares, técnicos/as em agricultura, professores/as em escolas da Educação do Campo e estudantes em cursos de graduação e pós graduação que dialogam diretamente com a agricultura familiar.

A Efasc é uma escola comunitária, gestada pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA) e, mantida hoje, por 30 parceiros institucionais que oferta Ensino Médio Técnico em Agricultura, via pedagogia da alternância – onde os estudantes ficam uma semana na escola (sessão escolar) e a outra semana na propriedade familiar (sessão familiar)-. No dia 1º de março, a Efasc completa 11 anos de fundação.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Efasc.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome