Reunião no gabinete do prefeito serviu para apresentação do relatório e assinatura do decreto (Foto: Guilherme Ubatuba Teixeira/Divulgação)

O prefeito Carlos Gustavo Schuch decretou na tarde da quarta-feira, 8, situação de emergência, por conta da falta de chuva que ocasionou uma forte estiagem no município. O decreto foi assinado após apresentação de relatórios do Departamento Municipal de Àgua e Esgotos (Demae), Defesa Civil e Emater/Ascar, que comprovam a dimensão dos danos, sendo R$ 12,6 milhões de prejuízos, segundo o relatório apresentado pelo engenheiro agrônomo da Emater, João Antonio Leal da Silva.

Segundo ele, a estiagem atrapalha a germinação da soja e o seguro contratado pelos produtores somente cobre a fase de floração da planta, deixando de fora o processo inicial do crescimento. O prefeito explicou que a partir da assinatura do decreto, a Administração tem 20 dias para homologação por parte do governo estadual. Destacou que há diversos pontos que devem ser respeitados para que seja decretado situação de emergência, como perdas significativas na pecuária, plantações e a água para subsistência.

“A falta de chuva tem gerado prejuízos significativos às atividades produtivas do município, principalmente nas culturas do milho, soja e a própria pecuária. Nossa preocupação é não deixar nossos produtores desassistidos. A medida irá beneficiar aqueles que estão tendo dificuldades com a estiagem”, assegurou Schuch.

Milho é uma das culturas que mais tem sofrido perdas com a estiagem (Foto: Guilherme Ubatuba Teixeira/Divulgação)

“Chegou o momento de economizarmos, pois se a estiagem persistir, é possível que tenhamos dificuldades de abastecimento nas próximas semanas.”

CARLOS GUSTAVO SCHUCH – Prefeito de Vale Verde


ECONOMIA DE ÁGUA

Durante o encontro o prefeito Carlos Gustavo Schuch pediu a todos que auxiliem na conscientização da população para a necessidade da economia e de não desperdiçar água. “Um racionamento agora é fundamental”, destacou o prefeito. A assinatura ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, na presença do vice-prefeito Roque Eisermann, secretário de Administração Everton Jeske Miritz, membros da Defesa Civil e do responsável pelo abastecimento de água, Dalmeci Teixeira.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome