Encontro na Câmara de Vereadores do município entre representantes do Legislativo, Executivo e Frigorífico do Sul tratou de medidas a serem tomadas em auxílio à empresa (foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Na tarde da segunda-feira, 16, ocorreu um encontro na Câmara de Vereadores do município entre representantes do Legislativo, Executivo e do Frigorífico do Sul. Após a interdição do setor de abate da empresa e da exigência de ajustes por parte do Ministério Público do Trabalho através um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), diversas reuniões já ocorreram no sentido de auxiliar a maior empresa do município a retomar seu trabalho com as adequações necessárias.

Sendo assim o presidente do Legislativo Elisio Machado (PP) reuniu o grupo com o objetivo de deliberar sobre demandas solicitadas pela empresa, bem como encaminhar novas ações que possibilitem uma retomada dos trabalhos, e com isso, evitar demissões, sendo que algumas já ocorreram. Machado explicou que a empresa já havia solicitado ao Poder Público Municipal três medidas, que são a implantação de uma linha de ônibus, para transporte dos colaboradores que residem no município até a empresa, o que foi confirmado pelo Executivo, sendo que uma licitação está sendo elaborada.

O Frigorífico pediu que a Prefeitura disponibilizasse um servidor público para que a cada 15 dias, faça relatórios sobre registros de casos de saúde na empresa, o que também foi atendido, e por último, o abatedouro solicitou que o município faça adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), para que a empresa possa comercializar seus produtos fora do estado. Os representantes do Executivo confirmaram que irão encaminhar um ofício no início de outubro à Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) solicitando que a adesão ao Sisbi aconteça.

“Avalio esse encontro como muito positivo, tendo em vista que a Prefeitura demonstrou auxílio, e todos juntos, estamos empenhados em reverter a atual situação na qual o Frigorífico se encontra. Ficamos todos otimistas com a possibilidade da retomada dos trabalhos da empresa na sua integralidade a curto prazo, pois é a maior geradora de emprego e renda em Passo do Sobrado”, destacou o presidente Elísio Machado. Ele concluiu dizendo que os parlamentares se comprometeram de buscar junto aos seus representantes nas esferas estadual e federal apoio para o Frigorífico.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome