Responsável por ‘batizar’ a localidade, Laurindo Hermes, em frente aos principais estabelecimentos de Alto Vila Mellos (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)
Conteúdo que integra o caderno de 23 anos de Vale Verde

Conforme Laurindo Henrique Hermes, antigo morador de Vila Mellos, o nome da localidade de Alto Vila Mellos surgiu por conta de uma partida de futebol. Ele lembra que, por volta do ano de 1968, com o apoio dos amigos Serafin Fischer e Alceu Batista, foi fundado um time de futebol onze, chamado de Juventude.

O campo foi feito na propriedade de Henrique Bayer (já falecido), que cedeu o local para os atletas, e que fica em frente à residência de Plinio Gerhardt. Hermes explica que, na época, os jogos amistosos eram feitos muitas vezes por intermédio das rádios, onde era lançado um convite para ver qual time gostaria de marcar um jogo.

“Então, o Serafin Fischer escreveu uma carta para a Rádio Venâncio dizendo: ‘O Esporte Clube Juventude de Vila Mellos convida equipes para um jogo de abertura do seu campo’. Daí eu disse: ‘Isso vai dar erro, porque o time vai ir direto para o campo do Esporte Clube Vila Melos, achando que o jogo é lá. Temos que dar um nome para nossa localidade. Vamos colocar de Alto Vila Mellos’, o que acabou sendo adotado pela comunidade e continua até hoje”, conta Hermes.

O atual morador de Santa Cruz do Sul diz se sentir orgulhoso de ter batizado a localidade onde morou, com o nome da família dos Mellos, que estão entre os primeiros colonizadores do município de Vale Verde. A localidade de Alto Vila Mellos começa no topo do cerro que faz a divisa com Passo do Sobrado e se estende até o início do perímetro urbano de Vale Verde pela, ERS-405.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome