Professora Chalimar destaca aprendizados construídos durante a realização do projeto premiado no 'Fala, Professor!' (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Foi através da curiosidade das crianças e do olhar atento dos professores que o projeto ‘As Surpresas dos Buracos – A vida e as Potências das Minhocas’ surgiu. Em uma passeio exploratório por ruas próximas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, alunos do nível 4 A encontraram um buraco que lhes chamou atenção.

Em meio às suposições e questionamentos do que poderia existir nesse espaço a iniciativa foi criando vida. Não bastasse isso, em um dia de escavações na terra, os pequenos encontraram minhocas. A presença dos animais chamou a atenção e despertou o interesse em aprender mais sobre esses pequenos seres.

A história desse projeto, que começou em março e foi recheada de descobertas e aprendizados, incluindo a construção de um minhocário na escola, teve mais um capítulo escrito na quinta-feira, 12, quando a professora do nível 4 A, Chalimar da Rosa, conquistou primeiro lugar na categoria Educação Infantil do prêmio ‘Fala, Professor!’. A solenidade de premiação ocorreu em São Jerônimo e contou com a participação de profissionais da Emei Vó Olga e de familiares da educadora.

Solenidade de entrega da premiação ocorreu em São Jerônimo (Foto: AI Prefeitura)

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Para Chalimar, o projeto foi importante no sentido de unir a natureza ao conhecimento das crianças, estimulando práticas de cooperativismo, ajuda ao próximo, valorização da relação entre os humanos e deles com o meio onde vivem, protagonismo infantil e mescla entre o imaginário e o real. “Aprendemos muito. Fizemos pesquisas, envolvemos a família. Foi muito importante ver crianças com 3 e 4 anos falando com propriedade sobre o que aprenderam com o projeto”, destaca.

A professora ainda salienta que a comunidade escolar, em especial familiares, tiveram um envolvimento muito grande com esse trabalho. “A família foi indispensável para que isso acontecesse, pela aceitação deles e por estarem junto no desafio. Tivemos uma parceria excelente”, complementa.

RECONHECIMENTO

Segundo a pedagoga, a valorização do professor através deste prêmio é muito importante. “Poder colocar a nossa profissão no topo é muito gratificante, principalmente, em meio a tantos desafios que temos. A premiação foi uma realização pessoal e profissional muito grande”, ressalta. O projeto também contou com o apoio das monitoras Marieli Fagundes e Juliana Lizardi e da estagiária Patrícia Pilz.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Júlia Theisen a conquista serve como estímulo para os demais professores do município e confirma a qualidade da educação de Mato Leitão, que é referência na região. Ela ainda relata que a ideia de participar do prêmio surgiu em uma reunião de secretários da Associação Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Essa foi a primeira fez que o município participou do prêmio e três iniciativas foram inscritas.

Alunos do Nível 4 A que participaram do projeto (Foto: Divulgação)

O PRÊMIO 

O prêmio ‘Fala, Professor!’ é uma iniciativa do empresário e palestrante Otelio Drebes para estimular e reconhecer projetos da educação básica, realizados em escolas municipais do Rio Grande do Sul. O fundador das Lojas Lebes entende que essa é uma forma de contribuir com a educação gaúcha e, consequentemente, reconhecer e valorizar o trabalho dos professores. A premiação para a escola com o projeto vencedor é R$ 10 mil e para o professor R$ 5 mil. Fonte: edital do prêmio

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome