Ginásio Municipal Poliesportivo Hugo Froemming pode ser alterado para Olivia Kappel (foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Vereador suplente Antônio Augusto Pereira Nunes (PDT) apresentou projeto na Câmara de Vereadores de Vale Verde, na sessão ordinária de quarta-feira, 9, que propõe a alteração do nome do Ginásio Municipal Poliesportivo Hugo Froemming, localizado na rua Beno Schuch, no centro do município, para Ginásio Olivia Kappel.

O parlamentar justificou o projeto alegando que o espaço foi construído no terreno que era ocupado pelo antigo prédio da escola Curupaiti e esta área de terra não foi comprada ou desapropriada pelo Estado, pois se trata de doação feita na época pelo casal já falecido, Olivia e Carlos Kappel.

O projeto de lei está em vistas com o vereador Carlos Toillier (PP), que foi o autor do projeto que nomeou o Ginásio Municipal com o nome de Hugo Froemming.

Entenda

Nunes explicou que a doação era específica para a construção de uma escola pública que na época não existia no município. “Este ato altruísta propiciou a alfabetização dos cidadãos de Vila Mellos e arredores e, posteriormente, do município de Vale Verde durante muitas décadas. No entanto, fazia parte do termo de doação, a seguinte cláusula: quando o imóvel, terreno, não fosse mais utilizado para escola, o mesmo retornaria para os herdeiros do casal Olivia e Carlos Kappel”, argumentou.

Nunes explicou que, após desocupação do Estado, mediante utilização escolar, surgiu o desejo da Prefeitura construir no local um ginásio de esportes e, a exemplo dos seus antepassados, os filhos do casal Olivia e Carlos Kappel, fizeram uma segunda doação do terreno. “Vale lembrar que esse terreno doado não foi uma doação qualquer, pois o terreno por conta do seu tamanho e localização poderia facilmente ser vendido por valores próximos a R$ 400 mil e, na época, os herdeiros abriram mão do imóvel, com o acordo verbal de que o novo ginásio a ser construído tivesse o nome da matriarca da família: Olivia Kappel.”

O vereador também destacou que, por isso, seria justo que o ginásio tivesse o nome de Olivia Kappel, acrescentando que o casal e herdeiros sempre tiveram presença atuante no desporto municipal, pois o Esporte Clube Vila Melos sempre existiu em área de terras da família Kappel.

Hugo Froemming

  • Nunes salienta que, “em hipótese alguma, a intenção de menosprezar o nome de um dos mais ilustres, senão o mais ilustre cidadão que já viveu em nosso município. Um homem de valores rígidos e retidão e pureza de caráter”, destacou, ao se referir à memória de Hugo Froemming.
  • Segundo o suplente de vereador, o projeto somente foi criado depois dele procurar Pedro Froemming, filho único de Hugo Froemming, o qual concordou com a alteração do nome do ginásio. “Comentei que era meu desejo mudar o nome da Avenida Assis Brasil para Hugo Froemming, mas o Pedro disse que não gostaria da mudança do nome, mas que se quiséssemos colocar o nome de outra nova rua para Hugo Froemming, ele concordaria, já que ele também é um homem honesto, sério e exemplo de personalidade.”

1 comentário

  1. Já que existe todo este termo de compromisso quanto ao nome do ginásio deveria ser então dado o nome de uma rua para homenagear o Sr Hugo Froeming.
    Aproveitando a ocasião também poderia ser homenageado com nome de rua ou outro logradouro o Sr Otacildo Francisco de Mello que em sua época aqui no município interagia com a realização dos casamentos .

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome