Igreja Matriz Santa Inês é referência no Centro de Mato Leitão (Foto: Imprensa Prefeitura)

A comunidade católica de Mato Leitão promove no domingo, 19, atividades especiais em honra a padroeira Santa Inês. A missa festiva, celebrada pelo pároco padre Carlos Mueller, começa 9h30min com a tradicional procissão da imagem da Santa Inês.

Mantendo a tradição, adolescentes, jovens e mulheres adultas que tiverem o nome Inês estão convidadas a carregar o andor. Após a ‘Missa de Kerb’ todos estão convidados para um almoço de confraternização na Sala Pastoral, quando será servida uma galinhada ao preço de R$ 12. Os cartões devem ser adquiridos antecipadamente na secretaria da Casa Paroquial, Farmácia Goerck e Padaria Heissler.

O lucro do evento será revertido em benefício da família de Daniela Stolben, que enfrenta doença crônica. Como o objetivo do evento é a confraternização, os organizadores convidam para uma roda de chimarrão que terá início às 10h30min e salientam que o ideal seria as pessoas saborearem a galinhada no próprio local. No entanto, em situações especiais, a galinhada poderá ser levada para casa.

A procissão da Santa Inês está confirmada para a missa festiva no domingo, 19 (Foto: Imprensa Prefeitura)

HISTÓRIA

Santa Inês viveu em Roma onde foi martirizada no início do século IV no tempo do imperador romano Diocleciano. De família nobre e rica, desde pequena foi educada pelos pais na fé cristã. Cresceu virtuosa e decidiu consagrar sua pureza a Deus e servir a Cristo e sua causa.

Tinha 13 anos quando foi cobiçada, por sua extraordinária beleza, riqueza e virtude, pelo jovem Fúlvio, filho do prefeito de Roma. Como não aceitou a corte, Inês foi levada a julgamento acusada de traidora do império romano. Sofreu vários castigos e condenações e morreu decapitada no dia 21 de janeiro do ano de 304, início do século IV da Era Cristã.

A história conta que oito dias depois da morte, apareceu em grande glória aos pais que rezavam em seu túmulo, segurando um cordeirinho branco e um lírio, cercada de muitas virgens e anjos e anunciou-lhes sua grande felicidade no céu.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome