Card

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado no fim de outubro, mostra que a Administração Municipal de Vale Verde melhorou sua gestão e subiu 65 posições em dois anos.

Com o índice de 0.5390, o município alcançou a 324ª posição no estado em 2018. Já em em 2016, Vale Verde ocupava a posição 389ª, com o índice de 0.4558.

Criado em 2013 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o índice avalia autonomia, gastos com pessoal, investimento e liquidez dos 5.337 municípios brasileiros. Cada tópico recebe uma nota de 0 a 1000 e a média da soma dos quatro indicadores é o IFGF. A pontuação de Vale Verde nos quatro segmentos foi a seguinte: autonomia (0.4835); gastos com pessoal (0.4748); investimentos (0.4204) e liquidez (0.775). Os resultados são melhores do que nas cidades vizinhas como General Câmara e Passo do Sobrado.

“Além disso, tivemos um crescimento de 20% no índice em relação a 2017. Ficamos acima da média nacional em todas as áreas e tivemos o maior desempenho em autonomia e liquidez desde 2013 [quando o índice começou a ser feito] e o melhor resultado em investimentos desde 2016”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Ele salientou que o desempenho positivo no IFGF evidencia que, apesar da crise, da queda de arrecadação e de ter recebido a Prefeitura com o maquinário sucateado, a atual Administração Municipal está cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pagando os servidores em dia e equilibrando as finanças.

“Desta forma, habilitamos o Município em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para a busca de investimentos. O alto índice de liquidez evidencia que, mesmo nos meses com menor receita, conseguimos cumprir com os nossos compromissos. Por meio da gestão fiscal, foi possível realizarmos a contrapartida do asfalto, aquisição de veículos, futura construção do complexo esportivo e melhorias na unidade de saúde”, concluiu o prefeito.

LEIA MAIS: Índice Firjan: Venâncio Aires melhora em gestão fiscal

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome