Sandra da Silva é uma das integrantes do Coletivo Agbára, responsável pela confecção das máscaras de proteção. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de ajudar famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, o Coletivo Agbára RS lançou a ação social ‘Máscaras protegem vidas’. A iniciativa surgiu durante uma live sobre afroempreendedorismo, na última quinta-feira, 21.

Tendo em vista que algumas mulheres afroempreendedoras do grupo já estavam comercializando máscaras, a equipe teve a ideia de convidá-las a participar da ação. As empreendedoras e integrantes do grupo Sandra Helena Rosa e Sandra da Silva são as responsáveis pela confecção dos itens.

Até agora, o coletivo já conta com 200 máscaras para distribuição, como forma de contribuir com a prevenção do coronavírus. As primeiras doações ocorreram sexta-feira, 22, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, do bairro Aviação e no bairro Battisti. No domingo, 24, as máscaras de proteção foram entregues na localidade de Grão-Pará. “Durante a doação, a equipe orienta quanto ao uso correto do equipamento entre outras recomendações”, explica uma das integrantes do coletivo, Fernanda Landim.

De acordo com ela, o processo de produção está ocorrendo de forma contínua, ou seja, não foi estipulado um prazo ou uma meta final a ser atingida. “Iremos acompanhando o contexto e as configurações da pandemia”, afirma. Enquanto isso, a equipe criou um cronograma de atuação, mapeando as famílias que estão em vulnerabilidade social ou com dificuldade econômica, devido à crise. A Organização Não Governamental (ONG) Cidadã também é parceira da ação social, na distribuição das máscaras nos bairros e no interior.

Como ajudar

Interessados em fazer doações de máscaras podem entregar os itens no Hélio Água, rua Herval Mirim, 1105 ou no Restaurante Divino Sabor, localizado na rua Coronel Agra, 1942. As doações também podem ser realizadas em dinheiro ou material para confecção das máscaras de proteção. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @coletivoagbarars e pela página do Facebook Coletivo Agbára RS.

“Existem várias formas de ajudar e convidamos as pessoas para contribuírem, seja oferecendo ponto para coleta, doando máscara pronta, doação em dinheiro ou de material para confecção.”

FERNANDA LANDIM- Integrante do Coletivo Agbára RS

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome