Prefeito anunciou novas medidas de flexibilização. Indústria vai funcionar a pleno e bares podem atender 20% da capacidade determinada no PPCI (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, anunciou no fim da tarde desta segunda-feira, 25, novidades em relação ao decreto de calamidade pública vigente na Capital Nacional do Chimarrão em virtude da pandemia de coronavírus.

A partir desta terça-feira, 26, indústrias podem operar com 100% de sua capacidade, desde que utilizem o sistema Imply Saúde, plataforma que promove controle, redução de impacto e a prevenção da Covid-19 e outras enfermidades.

Já os estabelecimentos comerciais e de serviços têm de continuar seguindo a regra de, no máximo, três atendimentos simultâneos. Para os que usam a plataforma da Imply, pode ser solicitada uma reavaliação. A partir disso, a autoridade fiscal é que vai analisar caso a caso. Se autorizado a ampliar o funcionamento, o local terá de afixar em local visível a liberação. Farmácias, mercados e similares seguem a atuação, por serem serviços essenciais.

O toque de recolher continua valendo, mas passa das 21h para as 22h. Wickert ainda divulgou que o uso de ginásios esportivos – inclusive os municipais -, poderá ser autorizado, mas as atividades são restritas a condicionamento físico, a exemplo do que determina o decreto de calamidade do Estado. “Estamos tomando decisões cautelosas, avançando aos poucos e com segurança. Precisamos vencer esta pandemia”, declarou o chefe do Executivo.

“Precisamos de uma semana de acompanhamento para termos uma análise sobre a flexibilização. Não vamos perder o controle da situação e, se for preciso, voltaremos atrás e faremos restrições. Temos que entender que o vírus não vai sumir num passe de mágica.”

GIOVANE WICKERT – Prefeito de Venâncio Aires

Velórios e bares

Há flexibilização também para velórios e bares. As cerimônias de despedida poderão ser realizadas com ocupação de até 20% da capacidade da capela velatória, desde que os agentes funerários usem a plataforma Imply Saúde. Pessoas que não forem familiares podem permanecer no local por, no máximo, 30 minutos. Também está liberado o funcionamento de bares com 20% da sua capacidade, levando em conta o que estabelece o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). “Nos bares, não pode haver contato e aglomeração”, ressaltou Wickert.

Aulas

De acordo com o prefeito Giovane Wickert, “ainda é cedo para falar de retomada das aulas presenciais”. Ele disse que o modelo de aulas programadas está funcionando bem e que aguarda orientações do Governo do Estado a respeito do assunto. O governador Eduardo Leite promete para amanhã uma manifestação sobre o tema.

As novidades

• Toque de recolher inicia às 22h.

• Indústrias poderão operar com 100% da capacidade, desde que utilizem o sistema Imply.

• Os estabelecimentos comerciais e de serviços seguem a regra de três clientes simultâneos, no entanto, estabelecimentos que utilizem a plataforma Imply podem requisitar reavaliação. A autorização de lotação diferenciada será expedida a título precário – por autoridade fiscal -, que deverá ficar afixada em local visível, com exceção das farmácias, mercados e similares.

• Poderá ser autorizado o uso de ginásios, inclusive municipais, para atividades de condicionamento físico, nos moldes do protocolo de liberação do Estado.

• Velórios poderão ocorrer desde que os agentes funerários se utilizem da plataforma Imply para controle de público, limitado a 20% do PPCI, e à exceção de integrantes da família, a permanência é de no máximo 30 minutos no local.

• Bares poderão funcionar com público limitado até 20% de sua capacidade de lotação, desde que utilizem a plataforma Imply (no caso de constatação de irregularidade no cadastro de clientes, haverá interdição imediata).

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome