Foto: Gustavo Mansur / DivulgaçãoCatarina Paladini (segundo da esquerda para a direita) foi anunciado na manhã de hoje
Catarina Paladini (segundo da esquerda para a direita) foi anunciado na manhã de hoje

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou mais integrantes de seu governo. Ontem foram revelados sete secretários da próxima gestão. Um dos anúncios, no entanto, deixou Venâncio Aires mais distante de participar, num primeiro momento, do primeiro escalão. Para a titularidade da pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, era especulado o nome do professor universitário Vinícius Medeiros (PSDB), contudo, para o cargo foi anunciado o deputado Catarina Paladini (PR).

Medeiros disse em entrevista à Folha que a decisão foi estratégica para conseguir conquistar a maioria no parlamento gaúcho. “Acompanhei todo o processo de transição e o governador tem bem claro que a necessidade de fazer um trabalho, neste primeiro momento, da formação de uma boa base no parlamento para conseguir aprovar as medidas que são urgentes. Para isso ele construiu um projeto baseado nessa premissa de buscar os votos dos aliados para conseguir a governabilidade”, avaliou Medeiros.

Ele também acrescentou que, mesmo criando uma ampla maioria na assembleia, os nomes até agora anunciados são competentes e técnicos. “O que sempre dissefoi de apoiar o governador independente de cargos. Meu apoio ao projeto de Eduardo Leite não passa necessariamente pela premissa de conquistar cargos. Mas indiferente disse serei um elo da Venâncio e região junto do governo”, acrescentou.

ANÚNCIOS

Além de Paladini, hoje pela manhã ainda foi anunciado Covatti Filho (Progressistas), deputado federal reeleito, que ficará com a secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Luís da Cunha Lamb será o responsável pela área de Inovação, Ciência e Tecnologia.

No começo da tarde, Ana Amélia Lemos (Progressistas), João Derly (PRB), Claudio Gastal (PPS) e Juvir Costella (MDB) foram confirmados para o secretariado do tucano. A senadora Ana Amélia será responsável pela pasta de Relações Federativas e Internacionais. Já o deputado Derly vai ser secretário de Esporte e Lazer, enquanto Gastal ficará com Governança e Gestão Estratégica e o deputado Costella com a pasta de Transportes.

PALADINI

Catarina Paladini recentemente deixou o PSB e se filiou ao PR. Natural de Santa Catarina, o que lhe rendeu o apelido, José Antonio Frozza Paladini fez vida pública em Pelotas. Foi Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de junho de 2016 até dezembro do mesmo ano, no governo de José Ivo Sartori, quando assumiu a titularidade da cadeira de deputado estadual deixada pelo prefeito eleito de Cachoeirinha, Miki Breier.