O cinco novos conselheiros tutelares possuem o comprometimento e dedicação como essenciais características para atuarem na profissão. Maria Roseli Henz, Maria Izonete Bertram, Aline Machado da Silva, Olívio José Heinen e Jane Jovita Canova, foram eleitos no domingo com o voto da população venâncio-airense. 

Maria Roseli e Maria Izonete já são conselheiras tutelares há quatro anos. Como Maria Roseli apreciou atuar nas atividades do Conselho, decidiu se candidatar nesse ano. Antes de exercer as atividades na área, foi catequista. “Gosto muito de atuar no Conselho. Me identifiquei com esse trabalho, porque podemos ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.” Sobre o resultado da votação, ela não esperava ficar me primeiro lugar. “Mesmo que eu tenha trabalhado muito, eu me surpreendi. Espero doar o melhor de mim para que o resultado do trabalho seja o esperado.”

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoAline Machado da Silva
Aline Machado da Silva

  Maria Izonete, além de já ser conselheira, traz a experiência do período em que atuou na Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, onde conheceu a realidade de jovens, crianças e adolescentes. Ela também foi uma das mulheres que auxiliou na fundação do Posto de Atendimento à Mulher (PAM) atende as vítimas de violência doméstica.

“Como o voto foi facultativo, não esperei tantos, mas sei que os meus amigos e aqueles que conhecem meu trabalho, me deram esse apoio.” Ela diz que gosta de ajudar as pessoas e a realização profissional é quando ocorre a resolução dos casos. Por isso, optou em participar da eleição. “Quando há amor no nosso trabalho, as coisas saem perfeitas. Espero continuar exercendo essa atividade cada vez melhor.”

Aline é pedagoga e atuou no Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva) “Decidi me candidatar, pela experiência que adquiri na profissão e por ser algo que gosto muito. E como pedagoga, posso contribuir no conselho.” Ela também agradece o apoio na votação. “Cmo conselheira, vou dar o melhor de mim.”

O professor aposentado Olívio Heinen trabalhou por anos com grupos de jovens. Quando viu o edital de eleição do Conselho, conversou com sua esposa e teve motivação para concorrer. “Eu procuro ajudar sempre o próximo. No Conselho, precisamos ouvir as pessoas para podermos auxiliá-las.” Para Heinen, o resultado surpreendeu.

Jane Canova, professora aposentada e que atua em Escola de Educação Infantil (Emei), candidatou-se, por indicação de demais professores. “Nós conhecemos as dificuldades que há com professores e alunos, principalmente, no turno da noite nas escolas. E a pedido de algumas colegas, fui concorrer. O resultado foi muito positivo.” Para Jane, para atuar na área é preciso dar o melhor de si.

CAPACITAçãOA presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Claidir Trindade, destaca que os conselheiros tutelares eleitos passarão por uma capacitação até o final do ano, pois a posse será em nove de janeiro. Eles conhecerão como funciona a rede de atendimento que envolve secretarias, delegacia de polícia, Ministério Público e Fórum, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

                                                                       

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoOlívio José Heinen
Olívio José Heinen
Foto: Carolina Schmidt / Folha do MateMaria Roseli Henz
Maria Roseli Henz
Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoJane Jovita Canova
Jane Jovita Canova
Foto: Carolina Schmidt / Folha do Mate    Maria Izonete Bertram
Maria Izonete Bertram