urna eletrônica eleições
Eleitores irão às urnas no dia 15 de novembro (Elza Fiúza/Fotos Públicas)

Falta menos de um mês para os eleitores irem às urnas e escolherem os governantes municipais para os próximos quatro anos. Em Passo do Sobrado, quatro chapas disputam o pleito à majoritária e quase 50 candidatos concorrem a vereador.

Para auxiliar na definição do voto, a Folha do Mate apresenta as propostas elencadas pelas chapas à Prefeitura nas áreas de saúde e educação, consideradas prioritárias nos governos.
Duas chapas puras participam do pleito.

Evaldir Dettenborn e João Regert

Evaldir Dettenborn e João Regert
Evaldir Dettenborn e João Regert concorrem pelo PSDB (Foto: Divulgação)

Saúde

  • A reabertura do hospital está entre as principais propostas. Os candidatos Evaldir Dettenborn e João Regert defendem que o atendimento a saúde em tempo integral, com plantão 24 horas, e citam a intenção de reativar o hospital e torná-lo referência em uma especialidade médica.
  • A chapa também propõe atendimento mais vezes por semana de ginecologista e pediatra, entre outras especialidades.
  • Além disso, os candidatos se comprometem a qualificar e humanizar o atendimento médico e afirmam que existem recursos suficientes para que sejam empregados na saúde.

Educação

  • Na área da educação, a proposta dos candidatos é buscar a renovação do comando e do quadro de direção das escolas polo e da Emei
  • Também é objetivo a escola de turno integral já existente em municípios vizinhos, como Vale Verde, por exemplo.
  • A implantação de creches no interior é outra proposta, em primeiro lugar em Passo da Mangueira e Taquari Mirim, além da ampliação do atendimento da creche na cidade.
  • Por meio de parceria público-privado, também é proposta a instalação do Centro de Educação e Esporte na área urbana, com a previsão desde a creche até o Ensino Fundamental completo.

Prof Núbia e Dilsinho

Prof Núbia e Nilsinho Passo do Sobrado
Prof Núbia e Dilsinho representam a coligação PDT e PTB (Foto: Divulgação)

Educação

  • A chapa propõe, no primeiro semestre de 2021, inserir na rede municipal de ensino, profissionais capacitados para identificar as habilidades e possíveis dificuldades dos alunos.
  • Revisar o Plano de Carreira do Magistério, criar o Plano de Carreira para monitoras e valorizar os profissionais da educação, cumprindo o percentual da Lei do Piso do Magistério e regulamentação das horas de planejamento também estão entre as propostas.
  • Os candidatos ainda se propõem a introduzir o plano piloto de escola em tempo integral, o que proporcionará a abertura de novas vagas para profissionais da educação, construir de uma nova creche municipal, com projetos de captação de recursos e parcerias, e ampliar o número de vagas da educação infantil, com intuito de zerar a demanda.

Saúde

  • Entre os projetos dos candidatos Núbia Kaufmann Bartz (PDT) e Dilson Kroth (PTB) estão a implantação do Projeto Sorrindo de Novo, humanização no atendimento e ampliação do Pronto Atendimento, retomando o plantão 24 horas de forma gradativa e permanente.
  • Também pretendem otimizar o trabalhos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com um atendimento de qualidade na Atenção Básica e focando os trabalhos na prevenção e ampliar o atendimento médico para toda a população.
  • Criar uma central de marcações de exames e consultas especializadas também é uma meta, assim como ampliar o atendimento de pediatria, saúde mental e ginecologia; disponibilizar, ampliar e qualificar os atendimentos dos serviços de fisioterapia; melhorar a disponibilidade de medicamentos, fraldas geriátricas e equipamentos na área da saúde.

Tio Ivo e Célio

Tio Ivo e Célio Passo do Sobrado
Célio Hanemann e Ivo Port são candidatos em chapa pura do PT (Foto: Divulgação)

Educação

  • Os candidatos do PT, Ivo Port e Célio Hanemann, destacam que a educação do município é de boa qualidade, graças a um quadro de professores qualificados, bem como a infraestrutura das escolas e atenção que administração atual tem dado a essa importante área. Eles afirmam que vão manter os investimentos que já têm sido na faixa de 30% da Receita Corrente Líquida, acima dos 25% previstos em lei, e buscar uma ampliação especialmente na área de Educação Infantil.
  • A chapa projeta uma ampliação de, pelo menos, 30% das vagas em creche e afirma que isso será custeada por demanda da deputada federal Maria do Rosário.
  • Outra proposta dos candidatos é a renovação de todos os equipamentos nos laboratórios de informática. “Para garantir esse investimento, já obtivemos a garantia de emenda parlamentar do deputado do nosso partido, Paulo Pimenta.”

Saúde

  • Os candidatos propõem melhorias no atendimento, com universalidade e acessibilidade.
    Entre os projetos estão manter o plantão com médico, pelo menos, 18 horas diárias e, se as condições financeiras permitirem, ampliar para 24 horas.
  • A chapa reforça o compromisso de manter as filas de acesso a consultas especializadas e a exames de média e alta complexidade em dia.
  • Paralelamente, pretende melhorar ainda mais o atendimento em saúde mental, umas das principais patologias nos dias atuais, pois já considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o mal do século, deve ser tratada como prioridade pela administração pública.

Edgar Amarelinho e Professora Celina

edgar thiesen e professora celina passo do sobrado
Edgar Thiesen e professora Celina concorrem pela coligação do MDB, Progressistas e PSB (Foto: Divulgação)

Educação

  • A chapa de Edgar Thiesen (Progressistas) e Celina Fagundes da Rosa (Progressistas) propõe a construção de uma Escola de Educação Infantil, manutenção e adequação dos prédios e refeitórios escolares, com ampliação e reestruturação dos laboratórios de informática e melhoria da internet nas escolas.
  • Na lista de projetos também está a parceria com a agricultura familiar e uma horta escolar, garantindo merenda de qualidade para os alunos.
  • Reorganizar o itinerário de transporte escolar e dar apoio financeiro aos transportes universitários; elaborar projetos de oficinas em turno oposto ao escolar e rediscutir e reformular o plano de carreira do magistério também estão entre as propostas.
  • Os candidatos propõem a criação de um centro multidisciplinar para crianças e adolescentes, com psicólogos, educadores especiais, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e neurologista.

Saúde

  • A promoção da saúde é defendida como foco pelos candidatos, que se propõem qualificar e humanizar o atendimento, com reativação do plantão 24 horas.
  • Também prometem a garantia no acesso a especialistas, medicamentos e exames de alta complexidade. Ainda, se comprometem a manter e ampliar o convênio com hospitais e parcerias com universidades. A saúde bucal contará com projetos nas escolas.
  • A renovação da frota, para garantir a segurança e o conforto no transporte dos pacientes, é outro ponto destacado. Além disso, há proposta de potencializar as atividades nas academias ao ar livre e divulgar os serviços prestados pela Secretaria de Saúde para que todos possam conhecer e usufruir deles.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome