Histórias que marcaram o período de amamentação, dúvidas e dificuldades do aleitamento materno vão estar em evidência na Semana Mundial do Aleitamento Materno. Em Venâncio Aires, uma parceria entre profissionais do Centro Materno Infantil e da Folha do Mate vai possibilitar que essas experiências sejam compartilhadas, ajudem a desmistificar o assunto e lembrar a importância da amamentação.

Relatos e fotografias podem ser enviadas para o jornal até dia 1º de agosto, para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp 99138-4375, com Camile. As histórias serão publicadas ao longo da semana de estímulo ao aleitamento materno. Além disso, um bate-papo sobre o assunto ocorrerá no posto de saúde Central, no dia 8 de agosto, às 15h.

De acordo com a psicóloga do Centro Materno Infantil, Camile Luiza da Rosa, conhecer sobre aleitamento materno, tirar dúvidas e compartilhar experiências é fundamental para que as mães se sentiam empoderadas para amamentar. “Informação é a palavra-chave. É muito importante tirar dúvidas e não se sentir sozinha. Por isso, a intenção é divulgarmos histórias e, também, as dificuldades do processo para trabalhar isso.”

Camile e a nutricionista Katia Zini observam que o leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa, contribui para a saúde da criança e para a formação do vínculo com a mãe.

“Muitas mães acabam buscando suplemento alimentar para o bebê pois acreditam que seu leite é fraco e que não é suficiente, mas isso é mito. A capacidade gástrica do bebê é muito pequena, por isso, ele logo se sacia e quer mamar de novo em pouco tempo. A livre demanda é muito importante nesse início”, esclarece a nutricionista.

As profissionais ressaltam, também, as dificuldades das mães de seguirem amamentando após o reingresso no mercado de trabalho e, observam que, por conta disso, ocorre a introdução de alimentos antes dos seis meses.

“A rede de apoio nem sempre é forte e as mães ficam muito sozinhas nesta etapa”, comenta Camile. A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, até o meio ano, o bebê seja alimentado, exclusivamente, com o leite materno.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2019 é ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e no futuro’.

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

– Reduz chances de infecções respiratórias, alergias, otite e diarreia no bebê.

– Diminui a chance de obesidade e sobrepeso da criança no futuro.

– Contribui para fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

– Auxilia a mãe na perda de peso adquirido durante a gestação.

– Colabora na prevenção de câncer de mama e ovário e diabetes tipo 2 na mãe.

– O leite materno não tem custo e está sempre à disposição.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome