Criar Sesc: muito mais do que um espaço de contraturno escolar

-

Desde julho do ano passado, Venâncio Aires conta com um novo espaço de turno oposto para crianças de 6 a 12 anos. O Criar Sesc fica junto à unidade do Sesc Venâncio Aires, na rua Jacob Becker, 1676.

Segundo a instrutora pedagógica, Deise Kern, a proposta se destaca por ser um contraturno escolar com acompanhamento pedagógico. “Toda a brincadeira tem um aprendizado por trás, por isso ela está na maioria das nossas atividades propostas”, ressalta.

No local, são realizadas oficinas, atividades ao ar livre e exploração de ambientes e fazeres para a compreensão de diferentes temáticas, como conscientização ambiental, por exemplo. Tudo é feito na linguagem da criança e fazendo com que ela se sinta participante e protagonista das escolhas e atividades propostas. “Nossas atividades visam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo das crianças”, complementa Deise.

Também são realizados passeios, como a visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), nesta semana, para a compreensão do processo de captação da água e importância da preservação. O Criar Sesc funciona em uma sala ampla, e os espaços devem ser divididos nos próximos meses em territórios, para oferecer maior conforto e aproveitamento da sala pelas crianças.

Atualmente, o Criar Sesc conta com turma na parte da tarde, das 13h30min às 18h, que ainda tem vagas disponíveis. O espaço também tem capacidade para turmas também no período da manhã, com atendimento das 8h às 12h. O atendimento é para o público em geral, tendo valores mais vantajosos para associados do Sesc que atuam na área de comércio e serviços.

As atividades são realizadas também em parceria com os demais serviços oferecidos pelo Sesc. As profissionais de nutrição e odontologia, por exemplo, participam do Criar Sesc uma vez por mês para trabalhar questões de higiene, alimentação e saúde. “Os pais têm nos dado um retorno positivo, as crianças pedem para vir porque gostam. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, complementa Deise.

Tema de casa

As crianças também aproveitam o tempo e o suporte do Criar Sesc para a realização dos temas de casa, tendo um tempo diário reservado para isso. As atividades são feitas de acordo com as preferências dos estudantes, tudo com o aprendizado sobre limites, horários e a importância de saber esperar. “Eles se sentem protagonistas podendo participar do planejamento das atividades, mas trabalhamos também a questão de compreenderem que tudo tem seu tempo”, reforça a instrutora pedagógica, Deise Kern, que tem formação em Licenciatura em Educação Física e Pedagogia e é a responsável pelo planejamento e a execução das atividades com as crianças.

Além disso, o espaço conta com a supervisão de Sandra Wolf, profissional com vasta experiência em Pedagogia e que nas próximas semanas deve implantar também o Criar Sesc na unidade de Lajeado.

Principais atividades

  • Oficinas socioambientais: separação do lixo, reaproveitamento de materiais e preservação da água.
  • Dia da fruta: incentivo à alimentação mais saudável.
  • Corpo e movimento: desenvolvimento da psicomotricidade, como motricidade fina, motricidade ampla, lateralidade, percepção espacial e equilíbrio.
  • Saber e lazer: toda a sexta-feira as crianças levam para casa um livro do espaço Saber e Lazer do Sesc para ler durante o fim de semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes